28.11.09

Bodas de Ouro

Boda (ô) (latim vota, plural de votum, -i, voto, promessa)
s. f.
Festa de casamento (a sua celebração e banquete).
Por ext. Banquete.
Bodas de diamante: celebração do 75.º aniversário do casamento.
Bodas de ouro: celebração do 50.º aniversário do casamento.
Bodas de prata: celebração do 25.º aniversário do casamento.

A boda é a celebração, civil ou religiosa, que marca o casamento. Para cada ano de uma vida a dois existe um material que representa uma nova etapa. Por norma os anos matrimoniais mais festejados são os 25, 50 e 75, bodas de prata, ouro e diamante respectivamente.
O Sr. Zé e a D.ª Maria chegaram juntos a uma ditosa velhice e celebram hoje, em comunhão com os seus familiares e amigos, meio século de vida conjugal.

Que continuem a ser felizes e que cheguem às bodas de diamante. ;)

26.11.09

Consuetudinário

(latim consuetudinarius, -a, -um)
adj.
ordinário;
habitual, acostumado.
Direito consuetudinário: o que não está escrito e é só fundado nos usos ou costumes.

Dos cursos de enriquecimento profissional [mas sobretudo pessoal] há sempre algo que nos leva a participar e no final do mesmo retemos por norma alguma coisa. Principalmente novos conceitos, ideias, conhecimentos...
Do último que estou a frequentar e está prestes a terminar, sobre Legislação Laboral, estou certa que vou reter na memória, para além do entusiasmo e do discurso enfático da formadora, os momentos passados com novos colegas e este novo conceito - o direito consuetudinário.

21.11.09

Assertividade

Cada vez mais os senhores meteorologistas são assertivos em relação ao estado do tempo que vai fazer para os próximos dias.
As previsões do estado do tempo para este fim-de-semana, especialmente para o dia de sábado foram chuva e vento moderado, com a temperatura máxima prevista de 18.ºC.
Escusado será dizer que com tanta assertividade junta o melhor mesmo é ficar em casa a adiantar umas encomendas de natal.

19.11.09

iPhone

É mais do que um simples telemóvel. É o telefone três em um – “é um telemóvel revolucionário, um iPod com ecrã panorâmico e um inovador meio para navegar na internet”, da marca Apple que utiliza uma tecnologia de ponta que combina inovadoras funcionalidades de hardware com o sistema operativo móvel mais avançado do mundo.
O iPhone veio revolucionar a forma de comunicar e meter inveja a todas as outras marcas de telemóveis.
A pensar neste novo e sofisticado equipamento a maloca criou esta bolsa de transporte:

14.11.09

Diário

Qual a menina (mulher) que se lembra do seu pequeno diário da (pré-)adolescência? Aquele pequeno caderno de apontamentos, com ou sem cadeado, onde escrevíamos os nossos sentimentos sobre determinado assunto, principalmente do coração e sobretudo quando este batia mais de pressa?

Nos dias que correm acredito que os diários estejam um pouco em desuso, mas ainda assim vale a pena ter um. Que mais não seja para escrever qualquer coisa no português de Portugal.


Meu querido diário…” são estas as primeiras palavras que podemos ler nos diários, algures arrecadados, das meninas daquele tempo.

8.11.09

Leitura

Nos últimos tempos tenho estado a frequentar um curso de Legislação Laboral em Lisboa.
Como vou de metro da periferia até ao centro da cidade o livro que me tem acompanhado nesta viagem é "Comer, Orar, Amar" da norte americana Elizabeth Gilbert. Em resumo, esta obra retrata "as aventuras de uma mulher [ela própria] à procura de tudo em Itália, na Índia e na Indonésia".
Ainda nem sequer vou a meio mas destaco para já, e tal como ela, uma expressão italiana que se encaixa na perfeição naquilo que é o artesanato: "l' arte d' arrangiarsi - a arte de fazer alguma coisa a partir do nada." A arte de transformar alguns elementos simples, como o trapilho, as missangas avulso e as fitas de organza, numa pregadeira-nó elegante e sofisticada:

1.11.09

Abraço

"Estamos por um fio!" é o slogan que dá o mote à campanha da Abraço para reconstruir a Casa Ser Criança.
Uma casa cedida pelo Governo Regional da Madeira e que necessita de obras de reparação e adaptação para assim poder acolher as crianças.
Todos nós podemos ajudar, através da entrega de cabos eléctricos que já não são utilizados e que podem ser reciclados nos CTT, centros Comerciais Dolce Vita ou directamente nas intalações da Abraço.

Passe esta mensagem aos amigos e empresas.

Mais informações em: www.abraco.pt/casasercrianca