22.4.11

Cacheirinho

O Ouriço-cacheiro é aparentemente um animal severo, devido ao seu corpo ser coberto de pelos espinhosos, que mais não servem para se proteger dos predadores.
É um animal noctívago e inofensivo por natureza, que pode habitar facilmente em qualquer jardim. Muitas vezes é personagem principal de algumas fábulas infantis como esta:

“Na floresta, depois de ter dado todos os seus espinhos para os outros animais também se poderem defender, quando à mercê de uma cobra que o viu desprotegido, todos os outros animais vieram em seu socorro com os espinhos que ele tinha oferecido.”
Na maloca será denominado de Cacheirinho:

Fontes: Naturlink e Bicharada.net

17.4.11

Semear

(Do lat. semináre, «id.»)
v. tr.
Fazer a sementeira de;
Fomentar, ocasionar;
Preparar o aparecimento de;
Fomentar.

Março e Abril são meses propícios às sementeiras, nomeadamente da abóbora (que já aqui falei), da alface, da beterraba, das couves, das ervilhas, dos espinafres, do feijão, da melancia, do melão, das nabiças, do pepino, da salsa, do tomate e de muitas outras espécies indispensáveis à nossa alimentação.
Também na maloca é época de semear novos projectos e dar asas a novos desafios como este:


8.4.11

Lição de Vida

Sou da opinião que a escola ensina-nos muito e que há professores que nos marcam para a vida.
Partilho convosco uma lição fantástica:

«Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o. Tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe.
A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam: -Sim!
Então o professor pega numa caixa cheia de caricas e mete-as no frasco de maionese. As caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que: -Sim!
Então, o professor pegou noutra caixa. Uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em uníssono: -SIM!
De seguida o professor acrescentou duas taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

'-QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golfe são as coisas importantes: como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São as coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias.
As caricas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.
Se puséssemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida.
Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.
Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade.
Brinca ensinando os teus filhos.
Arranja tempo para ires ao médico.
Namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora.
Pratica o teu desporto ou hobbie favorito [no meu caso concreto malocar].
Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações.
Ocupa-te das bolas de golfe primeiro, das coisas que realmente importam.
Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia...
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.
O professor sorriu e disse:
"-O café é só para vos demonstrar que não importa o quanto a nossa vida está ocupada, sempre há espaço para um café com um amigo.”»

4.4.11

Adquirir

(Do lat. adquirère, «id.»)
v. tr.
Alcançar a posse de (qualquer coisa;
Conseguir, obter;
Conquistar, granjear, Contrair;
Ganhar.

O mesmo é dizer comprar.
E que me dizem ir às compras de saco de pano bem ao estilo das nossas mães e avós?