29.12.11

Retrospectiva

(De retrospectivo)
s. f.
Análise ou relato de factos;
Factos ou acontecimentos passados. = RETROSPECÇÃO.
Exposição de um conjunto de obras artísticas que ilustra a evolução do artista, movimento ou época representados.

A poucos dias do final do ano chega a hora de olhar para trás e fazer um pequeno resumo de tudo aquilo que vivemos. O nosso pensamento viaja, o coração faz a retrospectiva e a memória guarda o que foi bom, aqueles momentos que nos fizeram sorrir e nos encheram de prazer, e suprime o que foi menos positivo.
Com o terminus do ano 'velho' chega também a esperança de um Novo Ano melhor, cheio de novos projectos, de desejos de fazer diferente, de vontade de modificar o que não está bem, e a ânsia de crescer e abraçar todos os planos do mundo.
Para mim 2011 será um ano de muitas e boas recordações e um ano marcante para o resto da vida, porque ser mãe é um marco que delimita a nossa barra cronológica - AM (Antes de Matilde) e DM (Depois de Matilde) em analogia ao AC (Antes de Cristo) e DC (Depois de Cristo).

Feliz e Próspero Ano Novo!

28.12.11

Ler

A leitura engrandece a alma.
Voltaire

Há actividades que nos ajudam a crescer e a enriquecer enquanto pessoas, como é o caso da leitura.
Eu gosto de ler, mas há quem goste muito, muito mais do que eu - a minha irmã Aida.
Este Natal a sua biblioteca, e ela própria, ficou mais rica, pois foi presenteada com um livro a seu gosto - Maligna da escritora Joanne Harris, e uma capa de livro para o proteger, um novo produto maloca pelo qual ela tanto ansiava.

24.12.11

Outra vez

Os dias passaram tão rápido que nem nos demos conta... e hoje já é Natal outra vez. :)
Foram tantas as emoções - sorrisos, lágrimas, alegrias, tristezas, sucessos e alguns fracassos e outros tantos obstáculos, mas as forças para os ultrapassar foram ainda maiores.
Todos os anos são assim.
Por isso, desejo a todos esperança, perseverança e muita força para que 2012 seja vivido com intensidade e com muitos motivos para sorrir em vez de chorar.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

19.12.11

Dourado

Entrámos na semana do Natal e há que começar os preparativos para a grande festa da família e isso passa muitas vezes pela escolha das cores que vão ser predominantes na decoração da mesa de Natal.
Há quem acredite que as cores trazem boas energias e que possuem uma linguagem própria, que provoca efeitos ao nível do sistema nervoso, mas também que emitem vibrações, excitam, acalmam, influenciam humores e energizam.

A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, à sabedoria e aos conhecimentos.
Em épocas festivas como esta que vivemos (Natal e o Ano Novo) as pessoas apostam em cores, como o dourado, que tragam essas boas energias para dentro de casa para que se perpetuem ao longo de todo o ano.
Aqui na nossa casa, não só na mesa de Natal, mas durante todo o ano existem apontamentos de dourado e não só, nos porta-moedas maloca também.

9.12.11

Miminho

(Do grego mĩmos, «ator; imitador», pelo latim mimu-, «comediante»)
s. m.
Gesto ou expressão carinhosa com que se trata outrem;
Carinho, meiguice, delicadeza;
Presente delicado, geralmente inesperado;
Afago, carícia;
Coisa encantadora, primor.

Nesta altura do ano algumas das minhas amigas gostam de mimar aquelas que mimam diariamente os seus bens mais preciosos - os filhos, enquanto têm de ir trabalhar, com pequenas lembranças como estas:


8.12.11

Jornalista

Segundo o Código Deontológico dos Jornalistas este profissional "deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público."*
Muito do seu trabalho passa por agendamentos de entrevistas/reuniões com as fontes de informação e esse facto requer uma boa gestão e organização da sua agenda.
É aqui que uma jovem e promissora jornalista vai tomar nota de todos os seus compromissos e afazeres do próximo ano.

*Fonte: Sindicato dos Jornalistas

6.12.11

Vaidosa

(vai[da]de + -oso)
adj. s. m.
Que ou quem tem grande cuidado com a sua aparência;
Que ou quem se mostra contente pelo seu sucesso ou pelo sucesso de alguém próximo. = ORGULHOSO;
Que ou quem mostra excessiva confiança ou orgulho exagerado em si próprio. = PRESUMIDO, PRESUNÇOSO.

A minha sobrinha de 4 anos é muito vaidosa e mal me viu a fazer cachecóis pediu-me logo que tricotasse um bem giro e cor-de-rosa para ela.

4.12.11

Fogo

Este mês de Dezembro caracteriza-se por ser um mês frio de dias curtos e noites longas.
Que bem que sabe atear o fogo numa lareira qualquer e aquecermo-nos e deixarmo-nos embalar ao som do crepitar da lenha.
No caso de ser necessário sair à rua é sempre importante protegermo-nos do frio com um bom agasalho e um cachecol como acessório.

3.12.11

Dezembro

Dezembro é o décimo segundo e último mês do calendário gregoriano e para a comunidade Cristã tem um significado muito especial, é o mês em que se comemora o Natal e o nascimento de Jesus de Nazaré.
E por falar em Natal... esse, já se faz sentir por aqui:

Que presente guardarão estas latinhas maloca?

2.12.11

Dona

(feminino de dom e de dono)
s. f.
Senhora; proprietária.
Tratamento e título honorífico que precede o nome próprio das senhoras.
[Antigo] Senhora nobre; dama.
[Brasil] O mesmo que esposa.
O mesmo que senhora.

Procura-se para ser futura proprietária desta peça maloca, senhora simpática, de bem com a vida e que valorize a criatividade e os trabalhos manuais.

Informações e preços através de e-mail: martinsaramaria@gmail.com