30.1.12

Tarefas

(Do árabe vulgar tarīha, «empreitada»)
s. f.
Trabalho que se deve fazer num determinado tempo;
Qualquer trabalho habitual;
Qualquer iniciativa ou empreendimento;
Empreitada.


O mês de Janeiro está prestes a chegar ao fim. É altura de traçar novos objectivos e tarefas a realizar no próximo mês, que é o mais pequeno do ano, mas promete ser muito divertido e com disfarces carnavalescos pelo meio.
A Senhora D.ª desta agenda tem uma das tarefas mais importantes para concretizar no próximo mês - ser mãe pela segunda vez, que terá certamente o sabor e a intensidade de uma primeira vez. Por isso, estou certa que esta agenda será muito recheada de tarefas e afazeres relacionados com os seus tesourinhos.
É um cliché, eu sei, mas desejo-lhe que aquela Hora seja bem, bem pequenina, para poder desfrutar do seu menino em toda a sua plenitude.

27.1.12

Planeta no sofoco

Os vulgares sacos de plástico feitos em polietileno de baixa densidade demoram mais de 100 a decomporem-se e como é do conhecimento geral provocam graves danos no meio ambiente.
Do Brasil chega-nos uma notícia sobre a extinção dos sacos de plástico nos hipermercados, 'obrigando' os consumidores a levarem os seus próprios sacos reutilizáveis. Esta acção surge da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco".




A ideia não é nova.
Nós por cá, já o andamos a fazer há algum tempo, mas podemos e devemos continuar a fazê-lo, em prol de um planeta menos poluído
.

25.1.12

Hibernar

(Do latim hibernāre, «idem»)
v. intr.
Passar (o animal) o Inverno em hibernação, num estado de entorpecimento ou letargo em que o metabolismo diminui e são utilizadas as reservas alimentares;
Manter-se num estado de inactividade.

A hibernação é um estado de 'morte aparente' pelo qual muitos animais passam durante o Inverno, devido à escassez da comida nesta Estação.
Este fenómeno ocorre em regiões temperadas e árcticas, onde o frio do Inverno se faz sentir com muita intensidade e em animais que conseguem manter a sua temperatura corporal constante, utilizando as suas reservas, quer através do consumo da gordura armazenada no seu organismo, ou da comida que foram armazenando nas suas tocas nas estações quentes.

Existem algumas espécies de animais que hibernam tais como esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters, ouriços e ursos.
No entanto, no caso dos ursos não se pode dizer que tenham uma hibernação verdadeira, e sim uma estivação, que nada mais é do que uma hibernação, só que menos profunda. O metabolismo deste animal fica mais lento, mas perante qualquer sinal de perigo ele 'acorda' e reage.

O nosso urso Maloca acordou deste estado de inactividade e resolveu dar uma voltinha pela praia, num belo e quentinho sábado de Inverno. ;)

18.1.12

Personalizar

(Do latim personāle-, «pessoal» +-izar)
v. tr.
Tornar pessoal;
Adaptar à personalidade de;
Aludir especificamente a (determinadas pessoas);
Individualizar;
Indicar, nomear, mencionar a pessoa de;
Atribuir uma existência pessoal a (um ser inanimado ou a uma abstracção);
Personificar;
Conceber (algo) a pensar no gosto ou nas necessidades do cliente.

O artesanato é já por si uma actividade de personalização de peças, uma vez que ao serem feitas manualmente não existem duas peças iguais. Mas se a isto juntarmos fotografias ou outros elementos que gostamos as peças ficam ainda mais personalizadas, como é o caso deste meu porta-chaves maloca, que transporta a fotografia do meu bem mais precioso - a pequena Matilde.

13.1.12

Sexta-feira 13

Hoje é um dia duplamente especial:
É véspera de fim-de-semana e é sexta-feira dia 13.
Para os supersticiosos este é um dia considerado de menos sorte - para não dizer de azar. Por um lado número 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, por outro, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Para contrariar esta crença existem um pouco por todo o país algumas celebrações nestes dias 13 que coincidem à sexta-feira, como acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes onde há uma grande festa com bruxas, bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada - bebida típica da Galiza preparada para afastar feitiços e maus agoiros.

11.1.12

Janeiro

As letras das músicas transmitem muitas vezes sentimentos ou fazem relatos do quotidiano, como é o caso da canção 'Não há estrelas no céu' de Rui Veloso:

A primavera da vida é bonita de viver
Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover
Para mim hoje é Janeiro está um frio de rachar
Parece que o mundo inteiro se uniu p'ra me tramar

Este mês é por natureza frio e como (apesar da crise) houve alguns excessos no que toca a compras de Natal é também um mês algo difícil de gerir e muito longo.
Combater o 'frio de rachar' deste mês é bem mais fácil se colocarmos um cachecol quentinho. Quanto ao resto... é trabalhar e encarar a vida com positivismo, afinal isto é cíclico e 'tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover'. ;)

3.1.12

Minimizar

(De mínimo+-izar)
v. tr.
Reduzir ao mínimo;
Diminuir;
Considerar de reduzida importância;
Depreciar, desvalorizar;
Não atribuir o devido valor a;
Menosprezar
.

Nos últimos dias ouve-se nos mais diversos meios de comunicação social e dos mais diversos quadrantes da sociedade as expectativas para este novo ano e segundo esses "entendidos" 2012 promete ser um ano menos positivo, de grandes tormentos e dificuldades, mas é preciso minimizar todos esses pensamentos negativos, como há muito se diz: "depois da tempestade vem a bonança" e quem sabe este Ano não nos reserva boas oportunidades para ultrapassar estes momentos menos bons?!
Independentemente de tudo, o que importa é VIVER todos os (pequenos ou grandes) momentos de felicidade intensamente e nunca desperdiçar oportunidades em vão.

Votos de um excelente 2012!

Mini-agenda maloca. Informações e preços através de e-mail: martinsaramaria@gmail.com