24.10.12

Conjugar

v. tr.
Unir, ligar juntamente.
Prender ao mesmo jugo.
Estabelecer conjugação entre.
[Gramática] Expor ordenadamente todas as flexões de um verbo.

Desde pequeninos que aprendemos a juntar pequenas peças, nos brinquedos didácticos e puzzles. Mais tarde, já na escola, aprendemos a conjugar os verbos e as meninas (e cada vez mais meninos) mais cedo ou mais tarde aprendem a conjugar peças de roupa com os respectivos acessórios. Muitas vezes essa conjugação que se estabelece pode até torna-se viciante e há pais que relatam que as suas filhas na sua mais tenra idade (3/4 anos, ou até antes) demoram 'séculos' a sair de casa só porque a meia não liga bem com a camisola e vice versa.
Há imenso tempo que não fazia uma mala destas e pelo brilho que tem resolvi conjugá-la com porta-moedas com um fecho metálico igualmente brilhante.

20.10.12

Encomendar

v. tr.
Mandar fazer.
Encarregar de fazer ou dizer (alguma coisa).
Proceder à encomendação de.
Nomear (pároco encomendado).

O frio fez-se sentir nos últimos dias e começa a cheirar a lareiras e a castanhas assadas. Por esta altura também já se começam a ver algumas montras engalanadas para a grande festa da família, o Natal, que chega praticamente daqui a dois meses. 
À maloca começam a chegar lentamente algumas encomendas de pequenos mimos para oferecer a pessoas especiais ou que ocupam um lugar de destaque no ♥. Eis uma sugestão:


16.10.12

Capicua

(Do catalão capicua, da expressão cap i cua, «cabeça e cauda»)
s.f.
Número que se lê igualmente da direita para a esquerda ou vice-versa e ao qual se atribui boa sorte.
A pedra que, no jogo do dominó, pode fazer dominó ou ganhar a partida, deslocando-a para um e outro lado. 

Para além desta forma de divulgar os meus trabalhos de artesanato faço uso também da rede social Facebook e nos últimos dias atingimos a capicua dos 555 'fãs'. 



Obrigada a todos aqueles partilham e vão continuar a partilhar, das mais variadas formas, as minhas maloquices com os seus amigos.

11.10.12

Rapariga


(origem obscura)
s. f.
Mulher muito nova.
Mulher entre a infância e a adolescência.
Moça; menina pequena.

Hoje a Organização das Nações Unidas (ONU) assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Rapariga e apela a que todos os países fixem os 18 anos como idade mínima para casar e que tomem outras medidas de forma a proteger as raparigas de situações de vitimização, como as que são descritas no relatório da representante para a violência infantil, Marta Santos Pais, práticas como a excisão feminina, casamento forçado ou mesmo entrega da rapariga para pagar dívidas da família.
Segundo a ONU, "cerca de 10 milhões de crianças em todo o mundo casam antes dos 18 anos, muitas vezes com apenas 8 anos de idade, numa clara violação dos Direitos das Crianças e mesmo da sua preparação física e psicológica."
Em pleno século XXI é cada vez mais urgente por fim a este tipo de práticas verificadas em tantos países do globo. Nesta matéria ainda há um vasto caminho a percorrer sobretudo ao nível da mudança das mentalidades e de 'tradições' que são contra os direitos das crianças/mulheres.


Porque a actividade da maloca é quase em exclusivo para o público feminino não posso deixar passar em branco esta data e desejar que todas raparigas consigam crescer com dignidade e que os seus direitos não sejam subestimados.

4.10.12

Visitante

“Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objectivo é observar, crescer, amar. E depois vamos para casa.” 
Provérbio aborígene


O tempo é uma sucessão de acontecimentos que transforma os segundos em minutos, os minutos em horas, as horas em dias, os dias em anos... Acontecimentos por vezes marcantes que nos transformam a nossa forma de ser e estar na vida, esta que é, como diz o provérbio, uma passagem - por vezes curta de mais.
A cada acontecimento menos bom que ocorra devemos tirar um ensinamento (observar) e com ele crescer, para podermos amar - a nós e ao próximo, de forma verdadeira e sentida e deixar uma marca positiva àqueles que visitamos.