27.1.13

Milo, o gato

Hoje quem é protagonista deste post e vai sê-lo durante os próximos tempos da capa da agenda da sua dona, é o gato Milo. Mora para os lados de Magoito à cerca de quatro anos e segundo a sua dona integrou esta simpática família com 3/4 meses, é do signo caranguejo, ou seja, faz tudo para a agradar.
É lindo!




21.1.13

Ovis Aries

Escrever um texto por mais pequeno que seja nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se quer escrever sobre algo que nos inspira.
Neste post pretendo falar um pouco sobre as Ovis Aries - a espécie animal comummente conhecida por ovelhas. São um animal doméstico de elevada importância económica porque têm inúmeras utilidades, delas extrai-se a carne; o leite - que bebi na infância em casa da minha tia São, mas que não gostava nem um bocadinho no entanto bebia-o porque sim, mas principalmente porque a minha educação não permitia dizer que não gostava; o couro e a lã - tão importante na confecção no geral e em particular para a maloca, que não raras vezes faço uso desta rica matéria prima. Para além disso a sua fisionomia e o seu aspecto fofinho e lanudo serve muitas vezes de fonte de inspiração.



11.1.13

Obrigada!

Pelo que ouvi dizer, hoje é o dia Internacional do Obrigado e por isso, antes que ele termine quero dizer a todos aqueles que seguem esta minha arte desde o primeiro minuto e a todos os outros que foram apanhando o comboio maloca um muitíssimo OBRIGADA, em particular aos meus familiares, aos meus amigos e às pessoas de quem gosto. 
Obrigada por existirem, por me acompanharem, por me apoiarem, por serem fiéis depositários do meu carinho e compreensão pelos inúmeros post's que vos envio ao longo de todo este tempo, mostrando as últimas novidades, como esta:


10.1.13

Gémeas

Gémeo 
(latim geminus, -a, -um, duplo, que forma par, parecido) 
adj. s. m.
Diz-se de ou cada um de dois ou mais irmãos nascidos do mesmo parto.
[Anatomia] Diz-se de ou cada um dos dois músculos que formam a barriga da perna.
adj.
Igual ou muito parecido.
Diz-se do parto de dois filhos.
[Botânica] Diz-se dos frutos do mesmo pedúnculo, dos cristais reunidos por aposição.
[Mineralogia] Diz-se dos cristais reunidos por aposição.
Gémeos
s. m. pl.
Grupo de irmãos nascidos do mesmo parto.
[Astronomia] Constelação zodiacal. (Com inicial maiúscula.)
[Astrologia] Signo do Zodíaco, entre Touro e Caranguejo. (Geralmente com inicial maiúscula.)
s. 2 g. 2 núm.
[Astrologia] Indivíduo desse signo. = GEMINIANO

Na infância é frequente verem-se irmãos, principalmente gémeos, vestidos com roupa igual ou muito idêntica, muitas vezes variam apenas as cores. Segui esta tendência e fiz duas bandoletes iguais, mas de cores diferentes para duas irmãs gémeas. 
Adorei o resultado final e elas também.




7.1.13

Pendentes

(latim pendens, -entis, particípio presente de pendeo, -ere, pender) 
adj. 2 g.
Que pende.
Pendurado, suspenso.
Inclinado, descaído (ex.: cabeça pendente).
Que ainda não foi colhido (ex.: frutos pendentes).
Que depende de algo ou de alguém. = DEPENDENTE
Que não está ainda resolvido, que está por decidir (ex.: negócio pendente, questão pendente).
Que tem tendência ou predisposição para alguma coisa.
Que está próximo a acontecer. = IMINENTE

Há certos trabalhos (querendo ou não) que acabam por ficar por fazer de um  ano para o outro.
Por uma questão de prioridades, relativas às festividades natalícias, ficou pendente uma encomenda de uma colega. Quando trocou o seu velho carrito por um mais jeitoso e mais moderno - o seu 'pandex', lançou-me o desafio de reaproveitar uma velha capa de CD's e dar-lhe um toque especial maloca:


De 2012 ficou também pendente a promessa de uma 'aparição' televisiva
Agora já posso revelar um pouco mais. 
Por estes dias podem ouvir-me falar da maloca numa reportagem do programa Fala Portugal da Rede Record de Televisão dedicada ao tema das Redes Sociais, feita pelo jornalista Vítor Alvito. 
O programa é emitido às 19h30 e em cada dia será abordado um tema diferente:
7 de janeiro – As crianças e os jovens e a sua segurança
8 de janeiro – O lado negativo do Facebook, como os famosos se deram mal
9 de janeiro – Comércio online (onde está incluída a Maloca)
10 de janeiro – As redes sociais no crescimento dos movimentos políticos

Já está na internet e na antena da TV Record o video promocional para a reportagem, espreitem aqui.

1.1.13

Renascer

(Do latim *renascĕre, «renascer», por renasci, «idem»)
v. intr.
Nascer de novo;
Voltar a crescer;
Reaparecer;

Ressurgir;
Rejuvenescer;
Adquirir novo vigor, novo impulso;

Renovar-se.


Hás doze badaladas deste Novo Ano, despedimo-nos do ano velho e em poucos segundos fizemos uma breve retroespectiva daquilo que foi e guardamos na memória o melhor dele para saudarmos o novo ano com um copito de champanhe, as doze passas - para os doze desejos, festa, família e amigos - em casa ou na rua, porque o lugar não importa. É quase como um renascer para um novo ano, uma nova vida, a propósito disto surge um texto inspirador, do psicólogo clínico Luís Gonçalves, sobre o tempo que passa (vale a pena ler na íntegra aqui):
"Há anos na vida em que o tempo passa... passa sem se passar nada. Um vazio de entusiasmo, de brilho e de desafios que nos entristece minuto a minuto. Os dias e as noites arrastam-se e o traço da nossa estrada esbate-se sem retorno ou conserto. Não nos apetece, não vale a pena."No início de cada novo ano é normal fazermos planos, desejarmos o melhor para nós próprios e para os que nos estão próximos, mas é preciso mais. É preciso acreditar e principalmente fazer acontecer. Trabalhar para isso, porque não há uma data para que tudo passe a fazer sentido. Como diz este psicólogo: "E, num dia como outro qualquer, a magia acontece. Uma gota de chuva gélida entra-nos na alma pelo nosso corpo cansado do tal nada. Subitamente, apetece renascer quem somos, como se não houvesse um amanhã. Num piscar de olhos, um arrepio leva-nos ao frenesim de uma criança que corre, salta, se suja e brinca com tudo o que este e o outro mundo lhe dão. Porque para ela todos os minutos são curtos, deliciosamente curtos."
Tal como ele sugere, em 2013 vou procurar brincar, amar, sonhar, libertar-me, abraçar e sorrir mais e mais. Procure fazer o mesmo!

Excelente 2013 para todos!