29.9.13

Aconchegar

s. m.

Agasalho; comodidade, amparo. = CONCHEGO
v. tr.
Chegar (umas coisas para junto de outras).
Aproximar muito.
Chegar muito a si.
Arranjar, compor.
Proporcionar (a alguém) bem-estar ou confortos.
v. pron.
Procurar conchego (achegando-se, agasalhando-se).
[Figurado] Unir-se, apertar-se.
Acomodar-se.
Sinónimo Geral: CONCHEGAR

"Ser mãe é recomeçar a cada dia,
é ser frágil e forte ao mesmo tempo,
é sentir que vale a pena viver."
Autor desconhecido

Ser MÃE é isto e muito, muito mais. 
É quer viver mais e mais, não por nós, mas por estes pequenos seres que carregamos no nosso ventre durante nove meses e no nosso  vida inteira, e mais um pouco...
Somos desde o primeiro momento (a concepção) o seu aconchego e procuramos sempre o seu bem estar e o melhor para eles. E se eles estão bem nós também estamos! É cliché, mas é a pura das verdades.
Sabendo de antemão, e por experiência própria, que os recém-nascidos são friorentos e precisam de um agasalho quentinho e fofinho que maloquei esta mantinha para um menina que nascerá em breve.



22.9.13

Nuvens

nome plural de nuvem 

Nuvem
(Do latim vulgar *nubĭne-, por nube-, «nuvem»)
METEOROLOGIA: aglomerado espesso de pequenas gotas de água proveniente da condensação do vapor de água existente na atmosfera sobre núcleos de condensação e que se mantém em suspensão na atmosfera devido aos movimentos ascendentes do ar;
Tudo o que faz lembrar uma nuvem;
Fumo espesso;
Poeira flutuante no ar;
Grande quantidade de coisas, animais ou pessoas, geralmente em movimento;
INFORMÁTICA: conjunto de servidores remotos alojados na internet, utilizados para armazenar, gerir e processar dados em vez dos servidores locais ou de computadores pessoais 
Figurado: aspeto sombrio; ar de tristeza ou melancolia; o que perturba a boa harmonia; o que pressagia desgraça; obstáculo que estorva a visão; aquilo que impede de compreender 
Andar nas nuvens: andar abstraído, distraído 
Cair das nuvens: chegar inesperadamente, ficar muito admirado 
Ir às nuvens: encolerizar-se 
Tomar a nuvem por Juno: iludir-se, tomar uma coisa por outra.

Hoje dizemos adeus à estação mais quente dos últimos anos. Ao contrário de todas as previsões (vindas de França) este foi sem dúvida um Verão de excelência no que toca ao sol e calor, mas agora aos poucos vão chegando as nuvens e cobrindo o céu de um cinzento característico do Outono.
Gostos à parte, temos que nos consciencializar que tudo isto é um ciclo. Uns dias mais solarengos e brilhantes e outros mais nublados e cinzentões. Há que esperar o ciclo passar para deixar aparecer novamente o sol. Assim é a vida! 
Que as nuvens que cruzam o nosso caminho sejam assim, como esta, apenas dum azul-acinzentado e nada mais e sempre com (pelo menos) um amigo por companhia.


12.9.13

Ícone

(francês icône, do grego eikón, -ónos)
s. m.
Imagem que representa uma personagem ou cena sagrada, geralmente de Cristo, da Virgem, dos Santos, na Igreja de rito cristão oriental.
Signo que tem uma relação de semelhança com aquilo que está a representar.
Figura simbólica ou representativa de algo (ex.: ícone pop).
[Informática] Elemento gráfico da interface de um programa ou sistema operativo.operacional.

Existem determinadas pessoas, coisas, objectos, correntes filosóficas e do saber, que pela sua aceitação perante o mundo se tornam verdadeiros símbolos e marcam épocas.
Decorria o ano de 1957, quando a 4 de Julho os italianos assistiam ao nascimento de um destes fenómenos. A marca Fiat lançava uma viatura que rapidamente viria a tornar-se símbolo de liberdade, mobilidade, diversão e optimismo - o Fiat 500.
O sucesso deste pequeno carrito, utilitário e citadino, fez com que a marca decidisse fazer um restyling e, a 4 de Julho de 2007, precisamente 50 mais tarde, renasceu para o mundo um novo e divertido 500.
“Um sonho tornado realidade, um automóvel amado e apreciado por todos, que continua a conquistar clientes todos os dias." *
Este sonho foi também partilhado e conquistado por mim, desde Março de 2012:
 500
*Fonte: Fiat500

9.9.13

Recomeçar

(De re-+começar)

recomeçar In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-09-09].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/recome%C3%A7ar
(De re-+começar)

v. tr. e intr.

Tornar a começar. = REINICIAR

Recomeçar, às vezes, parece um  motor um pouco enferrujado que está a precisar de óleo para voltar ao seu ritmo e engrenagem. Esse processo pode tornar-se um pouco lento, mais que o desejado. Isto é o que se está a passar comigo, que após as merecidas férias, como já referi, está difícil retomar o ritmo desejado da maloca.

Mas, sendo o mês de Setembro o mês do recomeço, quase como se fosse um novo ano, e em algumas áreas é-o efectivamente, como é o caso do ensino e do novo ano lectivo, é preciso organizar, preparar e traçar objectivos para o recomeço ou, dependendo dos casos, do novo ano.
Quer seja na faculdade ou desde o berçário, por norma o ano lectivo inicia-se neste mês. Também, e para as mães dos mais pequenos, é altura de organizar roupa e as sacolas da escola. A pensar nisso a mãe do petiz Simão lançou-me o desafio de fazer um saco maloca para levar uma segunda muda de roupa para a escolinha. E eis o resultado: 


1.9.13

Puzzle

(palavra inglesa) 
s. m.
Jogo de paciência composto por uma infinidade de fragmentos recortados que se devem combinar para formar uma imagem.

As férias chegaram ao fim e desta vez foram totais (ou quase). Isto é, para além das férias do trabalho também diminui o ritmo da maloca, não só nas próprias maloquices mas também na publicação de post's.
Agora é altura de retomar, de fazer algumas encomendas que "não tinham pressa" e pensar em novos produtos e projectos para as próximas estações - outono/inverno.
Ainda assim, e como tinha a promessa de entregar este trabalho após as férias, para ainda ser usado nesta estação acabei por malocar um bocadinho. E assim surgiu esta túnica em crochet. Confeccionada com a paciência própria de que goza férias, peça a peça, e encaixadas lentamente umas nas outras deram forma a uma única peça, tal como num puzzle.
E desta vez esta túnica maloca até teve direito a foto com modelo. 


Obrigada Ana! :)