31.12.13

Em revista

(Derivação regressiva de revistar)
substantivo feminino
Exame, análise.
Inspecção de um superior para manter ordem e disciplina entre os seus subordinados.
Busca.
Exame sanitário a toleradas.
[Direito] Recurso interposto para o Supremo Tribunal de Justiça por nulidades no processo ou por infracção da lei na sentença.
Título de certas publicações periódicas.
Peça teatral que nas cenas populares critica os sucessos do ano transacto.
[Direito] Mandar processar de novo a acção no todo ou em parte.

Estamos a chegar ao fim deste ano de 2013 e é a altura de fazer uma análise de tudo aquilo que foi. Das coisas boas que aconteceram, que queremos recordar e levar para o novo ano e das menos boas, daquelas que apesar do sofrimento e algum choro, nos ensinaram.
Para mim este ano foi sem dúvida o ano do Reencontro, com amizades (que julgava perdidas), com familiares, mas principalmente comigo. :)


Que o próximo ano seja de LUZ, SONHOS e CONCRETIZAÇÕES para todos nós.
Que seja pautado por bons momentos de felicidade. Esses, eu vou registá-los todos aqui:


30.12.13

Constança

De origem latina o nome Constança indica uma pessoa de carácter forte, charmosa, amável e expressiva, muito criativa e bastante curiosa.
Demonstra alguma dificuldade de concentração e como gosta de partilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar as suas ideias só para si.
Sempre de bom humor e bem disposta, é daquelas que adora festa.
Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguindo controlar sua mania de falar. Pode ser entendida muitas vezes como coscuvilheira.

Este nome está muitas vezes associado a classes sociais mais elevadas, como a nobreza e a aristocracia e é frequentemente usado nas famílias reais europeias.
Os nomes são um pouco como a moda, e há alguns que não se usam durante anos. De repente alguém se lembra de nomear o recente membro da família com o nome da trisavó ou de algum rei ou rainha da nossa história, como é o caso deste nome - Constança.

Uma Constança inesquecível na história de Portugal foi a castelhana D.ª Constança Manuel, casada com o rei D. Pedro e protagonista de uma das mais famosas histórias de amor do mundo, a trágica história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro.


20.12.13

Origens

Às vezes (ou quase sempre) sabe bem fazer um regresso às origens e ontem, logo nas primeiras horas do dia, mais precisamente às 3h30m, conclui a última encomenda deste Natal que se avizinha, que foi precisamente uma mala. A primeira peça maloca e a qual deu origem não só a esta actividade, mas também ao próprio nome.

Há muito que não fazia a destas. E soube-me tão bem. ;)


17.12.13

Contagem

(De contar+-agem)
substantivo feminino
Acto de contar;
Enumeração.
[Direito] Salário do contador em cada feito.


Estamos em contagem decrescente para a noite mais longa e mágica do ano, a noite de Natal.
Por ela esperamos com alguma ansiedade praticamente 364 dias. Porque, assim que esta termina desejamos que continue a ser Natal e que o espírito desta Quadra permaneça nos nossos corações e no seio familiar, ou pelo menos é este o meu desejo.
Por esta altura desperta em mim aquele nervoso miudinho tipico das crianças à espera do Pai Natal, a descoberta dos presentes que vou receber (desejados ou talvez não). Para mim, sinceramente, não importa o que seja mas o sentimento que eles carregam.
Ah! E por falar em Pai Natal, este ano vem de xuxa. ;)
Ohohohohoho
 

13.12.13

Triscaidecafobia

s.f.
MEDICINA, PSICOLOGIA: medo patológico do número treze

 
Para os supersticiosos o número 13 é considerado um número de menos sorte e infortúnio, tal como o dia da semana sexta-feira. Se combinarmos o dia 13 com a sexta-feira temos o dia mais azarado de sempre.
Há até quem vá mais longe e crie fobias em torno do número e desta combinação de dias.
Hoje é um desses dias, sexta-feira 13. Mas há que inverter a tendência e entrar em contraciclo: tornar este dia único e inesquecível. Este é o meu lema, não só para as sextas-feiras 13, mas para todos os dias. ;)

E já que falamos em superstições eis o top 13 das mais comuns*:
1- Partir um espelho é sinónimo de 7 anos de azar
2- Varrer os pés de uma pessoa faz com ela nunca se case
3- Abrir o chapéu-de-chuva em casa atrai problemas
4- Colocar uma vassoura ao contrário atrás da porta faz com que uma visita chata vá embora
5- Ver um gato preto neste dia dá azar
6- Passar por baixo de uma escada dá azar
7- Devemos entrar sempre com o pé direito para dar sorte
8- No dia do casamento o noivo não pode ver a noiva antes da cerimónia para não dar azar
9- Ter a orelha quente significa que alguém está a falar de nós
10- Bater 3x na madeira afasta os maus espíritos
11- Nunca devem estar 13 pessoas à mesa
12- Cruzar facas dá azar
13- Colocar a mala no chão significa perder dinheiro

Nos dias que correm e independentemente de sermos crentes ou não é de evitar a todo o custo perder dinheiro, pois esse está cada vez mais escasso. Por isso, a maloca dá uma ajuda, com estes ganchos pendura malas, que evitam que elas fiquem pousadas no chão quando vamos, por exemplo, ao restaurante. Neste caso específico ajuda mais um pouco, tem um elefante com a tromba para cima e um trevo de 4 folhas, já que dizem que atraem a sorte:
 

 

 
*Fonte: retirado do artigo da RTP - "As 13 superstições em que as pessoas mais acreditam", por Telma Teixeira em 13/09/2013.

10.12.13

Indumentária

(De indumento+-ária)
s. f.
Arte do vestuário.
História do vestuário através dos tempos e dos povos.
Vestuário usado em determinada época ou por determinado grupo de indivíduos com características comuns (ex.: indumentária profissional).
Vestuário que uma pessoa usa. = ROUPA, TRAJE, VESTIMENTA
 
Há cada vez mais uma preocupação crescente com o aspecto exterior e com aquilo que se veste e como se veste.
Há tendências de moda que surgem, permanecem ou simplesmente desaparecem de uma Estação para outra. E há também, quem crie o seu próprio estilo e use peças únicas, que se destacam de todas as outras. Nesta categoria posso incluir os colares-gola da maloca.
Este colar-gola que apresento, embora nada se assemelhe em relação à cor, faz recuar-me  até ao tempo dos Reis em que os homens embelezavam os seus trajes com uma bela gola branca de vários folhos.

 
-Disponível para venda.-

5.12.13

Azáfama

(Do árabe az-zah(a)mâ, «pressa; barafunda»)
s. f.
Actividade intensa. = AFÃ
Muita pressa ou intensidade na realização de algo. = AFÃ, CORRERIA
Falta de ordem. = ATROPELO, BALBÚRDIA, CONFUSÃO


Por estes dias começa a azáfama do Natal: as compras para a Ceia (incluindo comida e fatiotas novas. Sim! Porque considero que devemos, mesmo estando em casa, estar vestidos à altura de uma grande festa. Porque o é efectivamente!), a preparação da casa para a celebração do nascimento do menino Jesus e a procura dos presentes para a troca à meia-noite do dia 24.
Porque o conceito de Natal ao longo dos tempos se foi modificando e cada vez se torna mais comercial, esta procura para muitos, sobretudo nos dias que correm, é considerada penosa ou uma obrigação, mas não tem de ser obrigatoriamente assim. Podemos pensar que é apenas uma boa oportunidade para agradecer àquelas pessoas mais chegadas e que tanto fazem por nós ao longo do ano, para lhe demonstrar o quanto estamos gratos e gostamos delas.
Não são os presentes caros que fazem a diferença, são pequenos gestos ou pequenos objectos criados pelos próprios, ou por alguém, feitos com amor e dedicação que podem fazer quem os recebe feliz e projectar-lhe um sorriso no rosto.
Segue em exemplo maloca desses pequenos objectos:
 
 

3.12.13

Curiosidade

(Do latim curiositāte-, «idem»)
s. f. | s. f. pl.

substantivo feminino
Tendência para averiguar ou ver.
Desejo indiscreto de saber.
Modo de executar trabalhos que não são da própria profissão.
Gosto por coisas raras.
[Figurado] Cuidado, esmero, zelo.

curiosidades
substantivo feminino plural
Objectos raros.
[Regionalismo] O que se cultiva em quintais ou hortas, junto das habitações.


Hoje comemora-se o dia dos SMS’s.
A 3 de Dezembro de 1992 foi enviado pela primeira vez um SMS a partir de um computador pessoal para um telefone celular pela rede GSM Vodafone no Reino Unido.
A sigla, amplamente conhecida e divulgada em todo o mundo significa Short Message Service, e em português serviço de mensagens curtas, e veio permitir a troca e envio de mensagens curtas entre telemóveis e outros equipamentos que se liguem a sistemas de comunicação global.
Este post serve apenas como partilha de uma curiosidade que veio revolucionar o modo de comunicarmos e também para divulgar mais uma das minhas maloquices:


Tenham um bom dia e já agora adiram ao desafio lançado pela Rádio Comercial, de enviar um SMS simples para as pessoas que gostam com a seguinte mensagem: “Gosto de ti.”
Eu já o fiz e também já recebi SMS's bem simpáticos. :)

1.12.13

Advento

(do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a")
substantivo masculino
Chegada, vinda; exaltação; princípio.
Período das quatro semanas que precedem o Natal.
É o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.
 
Chegou o mês mais esperado, querido e mágico do ano - Dezembro. É um mês frio por excelência no hemisfério norte e ao qual se associa sempre e obrigatoriamente o Natal. Inicia-se com ele este tempo de preparação para a festa maior da Família, que ocorre a 25 de Dezembro, o Natal.
Nesta data os cristãos celebram o nascimento não do Pai Natal - como muitas crianças imaginam, devido às imensas imagens publicitárias que passam do velhote de barba branca a espalhar presentes pelas casas dos meninos, mas do menino Jesus, afinal foi com ele que se iniciou esta tradição e este feriado tão importante.
Por esta altura decoramos as casas a preceito e começamos a procura de pequenos ou grandes presentes para oferecer àqueles que nos são mais queridos e que estiveram presentes ao longo de todo o ano e as quais queremos agradecer. Nesta tarefa a maloca pode dar uma ajuda, através das suas peças de artesanato sempre feitas com o maior carinho de dedicação. Peças únicas e feitas com o .
Como o tempo é frio uma das minhas sugestões de presentes de Natal são cachecóis: