27.4.15

Propor

verbo transitivo
Pôr ante alguém para que seja examinado.
Apresentar como alvitre, submeter à apreciação.
Oferecer.
Narrar, referir (para obter explicação ou conselho).
Prometer a si mesmo.
Ordenar, determinar, dispor.
verbo intransitivo
Formar intento.
verbo pronominal
Oferecer-se.
Intentar, formar o propósito, ter em vista.
Tomar como norma ou regra.


O dia em que se enaltece a mulher mais importante das nossas vidas, a nossa Mãe, está próximo. É já no primeiro domingo de Maio, dia 03. Por isso proponho que para além de um pequeno mimo, o mesmo seja acompanhado de grandes e sentidos gestos de amor - um abraço forte e sentido, um "gosto de ti".
A propósito, segue uma sugestão que está disponível, junto com outras peças, na Miss Flower, nas Laranjeiras / Estrada da Luz, Loja 104 C, Lisboa. Loja parceira da Maloca:

22.4.15

Acalentar

(origem duvidosa)
verbo transitivo e pronominal
Acalmar ou acalmar-se, geralmente para adormecer e com afagos, com proximidade corporal ou com cantiga. = AMIMAR, EMBALAR, NINAR
Tratar com carinho. = ACARINHAR, AFAGAR
[Por extensão] Tornar ou ficar mais calmo. = ACALMAR, AMENIZAR, MITIGAR
Dar conforto. = CONFORTAR
Manter o incentivo, a esperança (ex.: era um sonho que há muito ele acalentava). = ALIMENTAR, CULTIVAR, NUTRIR

Os bebés são das coisas mais belas e fofinhas que existem no universo. Digo isto, muito provavelmente por ser mãe, com orgulho. 
Este tempo da primeira idade passa sem darmos conta e é dos estádios mais incríveis do ser humano. Isto toda a gente diz. É um cliché. Mas é a mais pura das verdades. Por isso há que aproveitá-lo da melhor forma e procurar prolongá-lo no tempo.
Acalentar um filho, envolto numa pequena e fofinha manta, é um verdadeiro momento de prazer, para ambos, acreditem, mas mais prazeroso é, e será, se este gesto for alimentado ao longo da vida. 
As rotinas do dia-a-dia e as desculpas, fazem-nos esquecer coisas simples, que nos enchem o coração. Um telefonema com um "gosto de ti" ou um abraço forte e sentido, não tem idade, nem hora, nem lugar e faz toda a diferença.
Acalentem quem mais amam. Eu vou fazer o mesmo. :)


16.4.15

Spray

(palavra inglesa)
substantivo masculino
Aerossol obtido com uma bomba de líquido sobre pressão (medicamento, laca, produto doméstico, lubrificante, etc.).
[Pulverizador e vaporizador substituem este anglicismo.]
Plural: sprays.

É já hoje.
Como ficou prometido, a maloca surpreendeu mais uma pessoa este mês. Desta feita a surpreendida e aniversariante foi a esposa de um amigo, minha amiga também, a Senhora Dona Alexandra, que em tempos se prontificou a ser modelo de uma peça de roupa em tricot que partilharam comigo, na rede social Facebook, para que me inspirasse e criasse uma, bem ao estilo maloca.
O marido Nuno, atento aos comentários e postagens da sua amada, lançou-me o repto, de fazer uma peça idêntica, mas com cheirinho a Primavera, para lhe oferecer no dia do seu aniversário.
O fio escolhido foi o fio Spray, 100% algodão, da Ecofriendly Collection (primavera/verão), da marca Rosários 4. Marca de uma empresa portuguesa, especializada na produção de fios têxteis e no seu tingimento, sector com tradição em Portugal, que sempre se empenhou na inovação, tendo o cuidado de não descurar a máxima Qualidade e serviço aos clientes.

14.4.15

Surpreender

verbo transitivo
Tomar de surpresa, vir de improviso sobre.
Aparecer inopinadamente diante de; apanhar descuidado a.
[Figurado] Causar surpresa, causar admiração.
Obter por fraude ou furtivamente.
Induzir em erro.


Este mês a maloca contribuiu (ou vai contribuir) para apanhar de surpresa umas quantas pessoas. 
As primeiras são já hoje. 
Uma menina que apaga a sua oitava velinha e que endereçou um convite amoroso e sentido a uma amiga que está longe. 
Ambas têm um gosto comum, são fãs da fada Sininho. Uma fada  de personalidade forte, conhecida por ser travessa e irritadiça, mas leal companheira de Peter Pan, da Walt Disney.
Então, esta amiga, na impossibilidade de estar presente na festinha de aniversário da pequena Madalena pediu-me colaboração. Que desse vida a um conjunto de maloquices, fofinhas e mimosas, adequadas à idade, onde estivesse presente esta fadinha de cabelos loiros, olhos azuis-esverdeados que usa sempre um lindo vestido verde, feito de folhas. 
Este foi o resultado final:

  

E como no dia em que se comemora o nascimento de um primeiro filho os pais, neste caso, a mãe Mónica, também está de parabéns, e por isso, também foi surpreendida por uma maloquice:

Estou desejosa para ter o feedback desta agradável surpresa.:)
Parabéns a ambas.

P.S.: Aguardem a próxima surpresa. É já depois de amanhã (dia 16/04). ;)

7.4.15

Mikado

O mikado é um jogo simples e divertido, de destreza física e manual, que surgiu na Europa. Pode reunir na mesma mesa 2 a 6 jogadores.
É um jogo antigo, composto por um conjunto de 41 pauzinhos de várias cores, finos e de duas pontas, com aproximadamente 20 cm. 
As regras do jogo são básicas. Inicialmente reúnem-se todos os pauzinhos na mão de um dos jogadores, de forma vertical, e deixam cair-se em cima de uma mesa. Depois, cada jogador deve, na sua vez, tentar retirar os pauzinhos que conseguir sem tocar ou fazer mover os restantes. Quando acontece, passa-se a vez a outro jogador e assim sucessivamente. Cada pauzinho é pontuado de acordo com a sua cor, sendo o preto apenas um e o mais valioso. Quando este é apanhado pode ser utilizado para ajudar a retirar os restantes pauzinhos.
De um modo geral os pauzinhos têm a seguinte pontuação:
  • Amarelo: 05 pontos;
  • Verde: 10 pontos;
  • Azul: 35 pontos;
  • Vermelho: 50 pontos;
  • Preta: 100 pontos. 

Desde o ano passado que sigo grupos de tricot nas redes sociais e um dos trabalhos que tem sido amplamente divulgado e partilhado entre os membros do grupo são meias em tricot, feitas de forma artesanal, com 5 agulhas.
Fiquei desde logo com uma enorme vontade de aprender e dominar a técnica. 
Dito e feito!
Inscrevi-me num workshop, dado por André de Castro, um tricotador de mão-cheia, que domina as mais variadas técnicas desta arte de agulhas, que me transmitiu os conceitos base para tricotar meias.
Quando me deparei pela primeira vez com a ferramenta-chave para execução do trabalho, o conjunto de 5 agulhas, fininhas e de duas pontas, veio-me logo à ideia este jogo ancestral. E, tal como ele, fazer estas peças de vestuário acaba por ser um jogo de destreza física e manual.
Estas foram as primeiras. Tricotadas para a gaiata lá de casa. 
Por ora a técnica ainda me domina. Ainda tenho arestas a limar. Mas, aos poucos e com a realização de mais e mais pares de meias, vou melhorando.


3.4.15

Folar

(origem obscura)

substantivo masculino
Bolo ou pão cozido, cujos ingredientes variam de região para região.
Bolo ou presente que os padrinhos dão aos afilhados ou os paroquianos ao pároco, pela Páscoa. = FOGAÇA
Direito paroquial de receber esse bolo ou esse presente.

Estamos em plena época pascal. É altura de visitar parentes e de reforçar os laços de amizade. De demonstrar bons sentimentos. 
Por esta altura, para além de se comerem coelhos e ovos de chocolate, amêndoas aos quilos e os tradicionais folares - o pão da Páscoa português, confeccionado na base da água, sal, ovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca, também é hábito dos padrinhos fazerem pequenas ofertas aos afilhados.
Que os pequenos recebam mais folares que coelhos, só por uma questão de dieta, e que os restantes tenham uma Páscoa Santa, doce e feliz.