29.7.15

Ortografar

(ortografia + -ar)
verbo transitivo e intransitivo 
Escrever correctamente segundo as regras ortográficas. 

Escrever é uma actividade como tantas outras que requerem alguma criatividade e sabedoria, não só em relação à aplicação das regras instituídas, mas também porque é necessário haver coerência entre os nossos pensamentos e aquilo que se quer transmitir.
Já aqui referi várias vezes que, para além de fazer associação das peças apresentadas a palavras, também gosto de escrever qualquer coisa, para contextualizar, para que a peça surja encaixada num cenário (mesmo que não tenha nada a ver). Há publicações melhores que outras, pois nem sempre a inspiração abunda, quer a nível de imagem (não do produto em si, porque esse é excelente e sempre feito com empenho e dedicação), quer de texto e, por outro lado, fico com a impressão que escrevo para mim, sem leitores. Será? Ou estou redondamente enganada.
Fico à espera do feedback. :)
Por falar em ortografia, os nomes fazem parte dela e podem ser escritos em feltro, como estes:


27.7.15

KAL

KAL deriva do inglês e é abreviatura de Knit All Long, isto é, um projecto disponibilizado a um grupo de pessoas que vão tricotando individualmente a mesma peça. Este grupo serve para troca de experiências, ajudas e dicas.
Este foi o primeiro KAL em que participei. O xaile metalouse do americano, a viver atualmente em Amesterdão/Holanda, Stephen West.
Este xaile é tricotado com a técnica top down (de cima para baixo) e segundo o designer, foi inspirado nas ruas de Rekjavik, na Islândia, e nas suas casas alinhadas e coloridas, a maior parte delas com acabamentos em metal "enrugado". 
Como Stephen West gosta de criar palavras para dar nome aos seus modelos, assim como eu gosto de associar as peças maloca a uma só palavra, este xaile fê-lo lembrar estas casas de metal, por isso, metal + house (casa) = metalouse. Uma excelente criação. Não acham?!
Ah! E este xaile, pelo modelo e cores escolhidas, foi tricotado e vai ser usado por um homem. Sim! Agora é só esperar pelo Inverno... 
Engana-se quem pensa que estas peças são só para o universo antiquado e longínquo das nossas avós. ;)

26.7.15

Sacramento

A Igreja Católica celebra sete sacramentos, que são: batismo, confirmação (ou crisma), Eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimónio.
Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, o baptismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.*

Hoje o pequeno Daniel, recebeu pela primeira vez a graça de Deus, perante familiares e amigos, e tornou-se assim num novo membro da imensa comunidade cristã. 
maloca está grata por ter contribuído para tornar a sua festinha mais colorida.






Fonte: Wikipédia

19.7.15

Listrar

(listra + -ar)
verbo transitivo
Ornar ou entremear com listras. = ESTRIAR, RAJAR, RISCAR

Acabadinho de sair das agulhas, este pequeno xaile às listras ou ricas, como preferirem dizer, que dá pelo nome Cladonia, da designer Kirsten Kapur, é um belo exemplo do que se pode fazer com apenas duas meadas de 50gr. de fio 1
00% lã produzido em Portugal, da marca Lopo Xavier
O fio Trianon é um dos fios mais antigos produzidos em território português, pela sua espessura é ideal para peças em jaquard, meias e trabalhos rendados. Pela experiência neste trabalho é um fio leve e bastante fácil de trabalhar.
A pesar de ter ficado mais pequeno do que o esperado gostei muito do resultado final, principalmente por ser dos primeiros trabalhos que faço em pontos rendados de tricot.


14.7.15

Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX, construída por Gustave Eiffel, localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo.
 
A Torre Eiffel está para Paris/França e para os franceses, como a Torre de Belém está para Lisboa/Portugal e para os portugueses, são estes monumentos ímpares e de grande beleza que fazem destacar os países além fronteiras e atraem anualmente milhares de turistas a estes locais emblemáticos.
Hoje, 14 de Julho, França e os franceses estão em festa, comemoram a tomada da Bastilha, que representa uma primeira vitória do povo de Paris contra um símbolo do Antigo Regime. O dia da Liberdade francesa.
E porque hoje é o dia... A maloca apresenta um mimo, um mini-espelho para usar e abusar, com o símbolo máximo da república francesa. :)

8.7.15

Violino

(italiano violino)
substantivo masculino
[Música] Instrumento musical, composto por uma caixa-de-ressonância de madeira e quatro cordas, afinadas em quintas e tangidas com um arco.
[Música] Pessoa que toca esse instrumento. = VIOLINISTA

Tal como no artesanato é preciso ter-se mãos e alguma mestria para tocar este instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionado, uma vez que o som é produzido pela fricção das cerdas, feitas a partir de  vários fios de crina de cavalo ou material sintético, de um arco de madeira sobre as cordas.

É muito comum ver estes instrumentos a fazerem parte de grandes orquestras ou terem um papel de destaque em grupos de rock, como os The Corrs, uma banda de folk rock e pop rock da Irlanda constituída por três irmãs e um irmão da família Corr.