4.10.10

Fisioterapeuta

A fisioterapia é a ciência que, num sentido muito abrangente, estuda o movimento humano. Na prática, os profissionais desta ciência - os fisioterapeutas, devidamente formados, actuam no tratamento de doenças e das suas lesões recorrendo a agentes físicos tais como o calor, o frio, a água, a luz, os ultra-sons, e outros, ou mecânicos como por exemplo as massagens e a ginástica.
Em suma, são os profissionais de saúde que, e segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, “colaboram na recuperação, aumento ou manutenção das capacidades físicas dos deficientes, bem como na prevenção da incapacidade, para o que utilizam técnicas específicas da profissão”.
Desafio a terapeuta Tânia Dias a deixar aqui um comentário sobre esta actividade profissional cada vez mais importante na vida do ser humano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como diz e muito bem a associação portuguesa de fisioterapeutas “(….) os fisioterapeutas colaboram na recuperação, aumento e ou manutenção das capacidades físicas dos deficientes, bem como na prevenção da incapacidade, para o que utilizam técnicas específicas da profissão”, mas estes não se centram só nas capacidades físicas. Ou seja, baseiam-se na crença que o todo é maior que a soma das partes, isto quer dizer que, o ser humano é dividido em três aspectos distintos (factores biológicos (patologia), psicológicos e sociais/comportamentais) mas inter-relacionados, ou seja, eles são examinados em separado e depois juntos para fornecerem um todo. Assim com a análise e posterior intervenção directa ou indirecta nestes três aspectos, a fisioterapia vai proporcionar o aumento da funcionalidade e consequente qualidade de vida nos utentes.


Tânia Dias