1.1.13

Renascer

(Do latim *renascĕre, «renascer», por renasci, «idem»)
v. intr.
Nascer de novo;
Voltar a crescer;
Reaparecer;

Ressurgir;
Rejuvenescer;
Adquirir novo vigor, novo impulso;

Renovar-se.


Hás doze badaladas deste Novo Ano, despedimo-nos do ano velho e em poucos segundos fizemos uma breve retroespectiva daquilo que foi e guardamos na memória o melhor dele para saudarmos o novo ano com um copito de champanhe, as doze passas - para os doze desejos, festa, família e amigos - em casa ou na rua, porque o lugar não importa. É quase como um renascer para um novo ano, uma nova vida, a propósito disto surge um texto inspirador, do psicólogo clínico Luís Gonçalves, sobre o tempo que passa (vale a pena ler na íntegra aqui):
"Há anos na vida em que o tempo passa... passa sem se passar nada. Um vazio de entusiasmo, de brilho e de desafios que nos entristece minuto a minuto. Os dias e as noites arrastam-se e o traço da nossa estrada esbate-se sem retorno ou conserto. Não nos apetece, não vale a pena."No início de cada novo ano é normal fazermos planos, desejarmos o melhor para nós próprios e para os que nos estão próximos, mas é preciso mais. É preciso acreditar e principalmente fazer acontecer. Trabalhar para isso, porque não há uma data para que tudo passe a fazer sentido. Como diz este psicólogo: "E, num dia como outro qualquer, a magia acontece. Uma gota de chuva gélida entra-nos na alma pelo nosso corpo cansado do tal nada. Subitamente, apetece renascer quem somos, como se não houvesse um amanhã. Num piscar de olhos, um arrepio leva-nos ao frenesim de uma criança que corre, salta, se suja e brinca com tudo o que este e o outro mundo lhe dão. Porque para ela todos os minutos são curtos, deliciosamente curtos."
Tal como ele sugere, em 2013 vou procurar brincar, amar, sonhar, libertar-me, abraçar e sorrir mais e mais. Procure fazer o mesmo!

Excelente 2013 para todos!

Sem comentários: