5.7.13

Energias

(Do grego enérgeia, «energia», pelo latim energīa-, «idem») 
s. f.
FÍSICA - capacidade de produzir trabalho; 
Força; 
Vigor; 
Firmeza. 
Energia cinética/física: energia que um corpo ou sistema têm por estarem em movimento energia nuclear energia libertada pelas reacções nucleares exoenergéticas; 
Energia potencial: energia armazenada num corpo ou num sistema devido à sua posição, forma ou estado; Energia renovável: energia explorada a partir de forças naturais como o vento, as marés, o sol e a água e que provém de fontes inesgotáveis podendo renovar-se;
Energia termonuclear: energia libertada numa fusão nuclear;
Equipartição da energia: divisão em partes iguais da energia média das moléculas de um gás pelos seus diferentes graus de liberdade.

Somos muitas vezes fontes e/ou receptores de energias - quer positivas, quer negativas. Neste campo há quem acredite que certos elementos e peças decorativas (os chamados amuletos), estrategicamente posicionadas no nosso lar, podem atrair as energias positivas e afastar as negativas, e tornar o ambiente mais 'saudável' e acolhedor. 
Existem variadíssimos amuletos que ajudam a proteger a casa dessas energias. Conseguimos encontrar na internet (esta fonte inesgotável de informação) imensos artigos relacionados com esta temática. No portal brasileiro mdemulher encontrei um artigo sobre "14 amuletos para proteger a casa de energias negativas", que são: o olho grego; a pimenta; o sal grosso; as flores (sem dúvida); a cigarra; a bíblia; determinadas plantas, como a Espada-de-São-Jorge; as ferraduras; o gatinho japonês de pata levantada - Maneki Neko; os elefantes - sempre de costas para a porta, e tantos outros, entre eles os mensageiros do vento, ou como são sobejamente conhecidos, os espanta-espíritos - criados e recriados com as mais diversas formas e materiais.
Para alegrar a casa de uma amante e amiga fervorosa de gatos a maloca deu vida a um gato-espanta-espíritos:

Sem comentários: