19.3.14

Artesão


(Do italiano artigiano, pelo francês artisan, «idem»)
substantivo masculino
Pessoa que fabrica manualmente determinadas peças ou produtos (de olaria, carpintaria, tecelagem, renda, etc.).
Pessoa que faz os seus próprios produtos e os comercializa directamente.
Feminino: artesã.
Plural: artesãos.


Hoje, 19 de Março, é dia do pai e de todos aqueles homens que por alguma razão, em alguns momentos (ou todos) tiveram de substituir essa "figura".
Como dizem e bem na sabedoria popular: "pais são aqueles que dão amor".
Não só hoje, mas todos os dias, tenho saudades do meu, é óbvio e já o referi
aqui inúmeras vezes. Das palavras, dos gestos de carinho, das manifestações de amor e de tantas outras coisas que ficaram por dizer, fazer e sentir. Mas também tenho saudades, e muitas, do meu segundo (às vezes primeiro) pai, o meu avô João Padeiro.

No nosso país irmão, o Brasil, não se homenageia hoje a figura paterna. Essa comemoração fica para mais tarde, para o segundo domingo do mês de Agosto. Hoje é dia de enaltecer todos aqueles que fabricam peças manualmente, grupo no qual orgulhosamente me incluo, os artesãos.



Feliz dia para os pais e para todos nós que nos dedicamos com alma e às artes.

Sem comentários: