11.1.16

Dúvidas

O Dia Internacional do Obrigado ocorre a 11 de janeiro.
O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. 
Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar o mesmo obrigado por gestos. 
Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi-se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário.
Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.

Hoje é o dia de dizer O B R I G A D @, com todas as suas oito letras e com todo o sentido. É importante dizer a quem se gosta, que se gosta mesmo, sem quês nem porquês. 
A par disto e com um sentido mais prático, é também o dia das dúvidas, de como se emprega de forma oral e escrita esta palavra, eis que Helena Figueira esclarece com um texto bem claro tudo isto:
"Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, geralmente um favor ou uma amabilidade” e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea.
Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso adjectival, e por isso muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex.: Aplaudo essa proposta; apoiado! Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!).
Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição."

Ontem, hoje e sempre estou agradecida por estes quase dez anos de existência. Pelos desafios propostos, pelas inúmeras horas passadas a malocar e principalmente por acreditarem em mim e naquilo que consigo criar e transformar, a todos, mas a todos sem excepção, digo: OBRIGADA!
Aproveito também para agradecer de forma muito particular, principalmente pela amizade e simpatia, a Zelinda Campos, da página "tricô/crochê" pela cedência dos moldes para estas novas bolsas maloca:





Fonte: Helena Figueira, "Dúvida Linguística: obrigado ou obrigada [Concordâncias / Classes gramaticais]", 17/06/2005, FLiP - Correctores e Dicionários Online

Sem comentários: