14.6.16

Lua

(latim luna, -ae, lua, mês, noite, garganta)
substantivo feminino
1. O único planeta satélite da Terra.
2. Tempo compreendido entre dois novilúnios.
3. [Por extensão] Mês.
4. [Popular] Cio.
5. [Ictiologia] O mesmo que peixe-lua.
6. Disco de ouro ou prata que os Timores usam ao pescoço, como símbolo de heroicidade. (Quando se refere ao astro, escreve-se com inicial maiúscula: Lua.)
estar com a lua
• Disparatar.
lua cheia
• A Lua em oposição com o Sol.
lua nova
• A Lua em conjunção com o Sol.
na lua
• Sem atenção ou de maneira distraída (ex.: ele anda sempre na lua).


Lua Azul Crescente, da designer Cath Ward, é "um xaile em forma crescente com um fundo de ponto jarreteira, baseado num ponto padrão de pérolas e uma barra rendada Vandyke. Devido ao fundo em ponto jarreteira e à natureza do rendado este xaile não tem direito nem avesso". Foi o trabalho que terminei nas férias e o resultado final de mais um KAL sugerido pelo grupo Tricotar em Público
Um modelo, que a bem da verdade, não foi dos que mais gostei de tricotar até agora, mas cujo o resultado final, após bloquear, me surpreendeu muito pela positiva. 
O fio de cor castanho claro, que é meio "burro quando foge", como se diz na gíria. Aquela cor parda, que não é cinzenta nem castanha, mas que pode fazer inúmeras combinações sem chocar, tornando-se muito versátil, foi o DROPS Lace, "uma mescla luxuosa de 70% baby alpaca e de 30% seda de amoreira, um fio de 2 fios, com uma generosa metragem de aproximadamente 800 metros por cada meada de 100 gramas, o que significa que uma só meada, em geral, chega para um projecto rendado de grandes dimensões". E é verdade, uma meada chegou e até sobrou. 
O tamanho é grande o suficiente para se poder cruzar e usar sobre um vestido cai-cai, um top ou uma blusa fina numa bela noite de lua cheia de Verão.




Fonte: "lua", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/lua [consultado em 14-06-2016].

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Salta, estive aqui, adorei, pessoalmente é lindo, a tal"cor parda" como falas, e mt especial para mim. Quero um.

Unknown disse...

Salta, estive aqui, adorei, pessoalmente é lindo, a tal"cor parda" como falas, e mt especial para mim. Quero um.