20.7.16

Dívida

(latim debita, neutro plural de debitum, -i, dívida)

substantivo feminino
1. Coisa que se deve.
2. Dinheiro devido.
3. [Figurado] Dever (que se cumpre ou por cumprir).
4. Ofensa (de que se espera tirar desforra).
5. Pecado.
dívida activa
• A que nos é devida.
dívida consolidada
• A pública que vence juros sem prazo para reembolso do capital.
dívida flutuante
• A pública que tem vencimento determinado.
dívida passiva
• A que devemos.
dívida pública
• A do Estado.

Por estes dias tenho estado em dívida para com aqueles que seguem atentamente as publicações deste nosso espaço. 
Há momentos que ficamos num estado letárgico, assim como um sono profundo em que a circulação, a respiração e, arrisco-me a escrever, a vida, parecem estar suspensas. Embora tenha malocado algumas coisas tenho-me sentido assim, sem "vontades", sem inspiração para escrever seja o que for, mas sinto que tenho um dever que deve ser cumprido com regularidade, com maior ou menor inspiração, com mais ou menos jeito para a escrita, tenho de escrever, de publicar e acima de tudo mostrar mais uma maloquice.
Esta que vos mostro hoje é um estojo de lápis e pode muito bem ser já uma sugestão para o regresso às aulas.



Fonte: "dívida", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/dívida [consultado em 20-07-2016].


Sem comentários: