1.5.17

Distinguir

(latim distinguo, -ere, separar, dividir)
verbo transitivo
1. Não confundir.
2. Estabelecer ou conhecer a diferença que há entre pessoas ou coisas.
3. Ver claramente (ainda que de longe), avistar.
4. Perceber, ouvir.
5. Notar.
6. Marcar, assinalar.
7. Discriminar.
8. Caracterizar.
9. Fazer distinção (de pessoas).
verbo pronominal
10. Tornar-se distinto. = ASSINALAR-SE

Num destes dias li um artigo curioso no Público - Palavras proibidas, do professor Luís Campos e Cunha, sobre as nuances linguísticas e o quão podem ser traiçoeiras e revi-me um pouco nele, porque «Nunca me tinha apercebido de que a forma de falar de Coimbra era, em Lisboa, quase um sotaque». 
Somos todos portugueses, habitantes de um mesmo território, mas com tantas desigualdades, uma delas a língua, que muitas vezes serve erradamente, digo eu, para estratificar classes, ou como o próprio diz: «"fino" é piroso, desculpem, possidónio. Uma mala de senhora é, obviamente, uma carteira, que ainda por cima não se distingue da dos bancos da escola. Ninguém deve dizer "funeral", mas "enterro", mesmo que não haja enterro porque a pessoa em causa vai ser cremada.
De qualquer forma, estas palavras proibidas, que nada têm a ver com as regras do bom português, são formas de discriminação subtil e não estão escritas em nenhum compêndio da língua. São distinções de classe passadas de pais para filhos. E são as mais traiçoeiras e fruto de uma sociedade pouco aberta à mobilidade social. O sorriso interior que provoca quando nos apresentam a esposa!»
Eu por cá faço malas e também carteiras, ou carteiras que se usam com malas, e dou-lhes o meu cunho pessoal, distingo-as das restantes, como esta Busy Bee, que fiz no último sábado na Menina Albertina
Esta já me foi confiscada (para não dizer roubada) pela miúda cá de casa. ;)


Fonte: "distinguir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/distinguir [consultado em 01-05-2017].

Sem comentários: