8.2.18

Zoto (贈答)

Em praticamente todos os países do mundo há uma cultura de presentear alguém em datas especiais, como Natal, Aniversários, Páscoa, momentos importantes ou pura e simplesmente é uma forma de dizer a alguém que gostamos dela e que a queremos "presente" na nossa vida.

Ao fazer uma pequena pesquisa sobre o Japão descobri, no site Japão em Foco, que este hábito cultural está muito enraizado e dá pelo nome de Zoto (贈答): "Trata-se de uma tradição social muito importante no país, cheia de regras pré-estabelecidas dentro da sociedade japonesa."
E porquê esta referência a um país tão distante de nós? Porque de lá chegam-me inspirações, principalmente em forma de estampagem em tecidos, florais, que são os que mais gosto. Como este, que serviu de base a um conjunto de bolsa Ring-a-Ding e porta-chaves que ofereci no Natal a uma prima que adoro muito e trago aqui - ♥ e que hoje comemora mais um aniversário.



Parabéns querida e doce Daniela. Que a vida te sorria sempre.

[Ring-a-Ding - bolsa para telemóvel + suporte para carregamento, modelo Luísa Martins para a Menina Albertina]

Fonte: "Em que situações devemos dar presentes no Japão?", in Japão em Foco [em linha], 2015, http://www.japaoemfoco.com/em-que-situacoes-devemos-dar-presentes-no-japao/ [consultado em 08/02/2018] 

Sem comentários: