25.5.19

Enésima

(ene + -ésimo)

adjectivo
1. Que foi repetido muitas vezes ou um número indeterminado de vezes (ex.: esta é a enésima vez que digo isto).
adjectivo e substantivo masculino
2. [Matemática] Que ou o que ocupa uma posição n numa ordenação.

Que adoro tricotar é um facto! 
E já o disse aqui enésimas vezes. Não tenho qualquer pudor em tricotar em público e dizê-lo que o faço. A sociedade anda cada vez mais esquisita, diria... porque há dois grupos diametralmente opostos, o grupo dos fãs das artes e saberes tradicionais e os que estão do lado oposto à barricada. Que consideram fazer arte com as mãos é coisa de velha, e quando o pensam ou verbalizam, é no sentido démodé, que está fora de moda - ANTIQUADO, OBSOLETO. Mas desengane-se este grupo, pois esta ou qualquer arte, é riquíssima, pois tem empenho e dedicação, horas de trabalho, mas sobretudo amor. Muito amor.

Não faço só tricot, como bem sabem, aliás, este espaço surge precisamente de acessórios de moda, mais propriamente malas feitas a partir de um ponto básico de croché, mas ultimamente tenho me dedicado mais ao tricot, por ser um pouco mais "portátil". Das peças que mais gozo me dá fazer são essencialmente os xailes, são únicos e vão num crescendo de obra feita. Um dos primeiros modelos que aprendi a fazer foi o Ishbel da escocesa Ysolda Teague.
Já o fiz repliquei algumas vezes, porque é um modelo bonito e fácil de tricotar. 
Uma meada de Malabrigo sock para o tamanho mais pequeno sobra um pouco e para o tamanho maior não chega para concluir todas as carreiras do último gráfico… É necessário adaptar se não se quiser comprar mais fio, foi o que fiz.






[Modelo: Ishbel by Ysolda Teague | Fio: Malabrigo Yarn Sock]


Fonte: "enésima", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/en%C3%A9sima [consultado em 25-05-2019].

Sem comentários: