17.10.19

Catarina

Catarina: Significa "pura", "casta".
Tem origem no nome grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa "pura, casta".
O nome teve seu primeiro registo na Inglaterra no ano de 1100 e tornou-se muito popular no século XV através de várias grafias diferentes.
No final da Idade Média as formas Katherine e Catherine se tornaram padrão para a grafia do nome.
A sua popularidade se deu graças à influência de uma santa semi-lendária vivida no século IV na cidade egípcia de Alexandria.
Santa Catarina foi torturada em uma roda, que causaria mutilação e muito sofrimento, por não ter aceitado participar das cerimónias pagãs.
Santa Catarina teve o seu corpo encontrado intacto no século VI, no monte Sinai, conhecido também como monte Santa Catarina.
Era uma menina muito sábia e teria convencido diversas pessoas ao Cristianismo com argumentos inteligentes e concisos. Por esse motivo, tornou-se a padroeira dos filósofos, educadores, estudantes e também das donzelas.
Em Portugal apareceu em documentos datados da primeira metade do século XV, sob a forma Catalina.
Foi um nome muito utilizado por diversas rainhas. Têm destaque Catarina de Médici, rainha francesa do século XVI; Catarina, a Grande, czarina da Rússia do século XVIII; e Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra no século XVI.
As meninas registadas com esse bonito nome feminino podem ser afectivamente chamadas de Nina ou Cacá.

Quando baptizei a minha primeira afilhada em 2002 na Noruega, das poucas coisas que percebi da celebração do baptismo e que guardo na memória até hoje, e fazendo uma tradução "livre" para português, foi que "Katarina (ou qualquer outro nome escolhido para dar à criança) era um bom nome". E efectivamente é. 
É um nome sonante utilizado sozinho, mas também pode ser utilizado em parceria com outros, como o desta trela de chupeta da bebé - Ana Catarina:


Fonte: "Significado do Nome Catarina", in Dicionário de Nomes Próprios [em linha], https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/catarina/,consultado em 16-10-2019].

Sem comentários: