29.4.13

Relação

(latim relatio, -onis) 

s. f.
Nota, rol, lista.
Narração de factos. Factos que se sucedem uns aos outros.
Analogia entre factos. Factos ou discursos. = CONEXÃO
Dependência, ligação.
Vínculo ou enlace entre pessoas ou entidades (ex.: relação profissional). 
Ligação afectiva. Afectiva ou sexual entre duas pessoas. 
[Aritmética] Comparação entre duas quantidades desiguais. 
Tribunal de segunda instância, onde sobem por agravo ou apelação as causas julgadas ou pendentes nos tribunais de primeira instância. 
[Música] Intervalo entre dois sons. 

Relações 
s. f. pl. 
Conhecimento, amizade, trato. 
Conjunto das pessoas com quem se tem conhecimento, amizade, trato. 
Envolvimento sexual. 
[Aeronáutica] relação de massa: num foguetão, relação entre o peso à partida e o peso à chegada. 
Relações sociais: convivência. 
Vida de relação: funções que põem o ser vivo em comunicação com o mundo exterior. 


Muitas vezes me pergunto o que é isto de relacionamentos, relações, relação a dois, e indo um pouco mais além, para que serve uma relação?

Como na blogsfera se encontra e partilha de tudo um pouco encontrei este magnífico artigo sobre o assunto, escrito pelo Dr. Drauzio Varella, médico oncologista, formado pela Universidade de São Paulo/Brasil, que dá resposta a esta minha pergunta. Vale a pena ler:
"Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso. 
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo. 
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa. 
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem corpo um do outro quando o cobertor cair. 
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois."






Para mim este é um belo resumo daquilo que deve ser uma relação a dois e mostra todos os elementos pelos quais nos devemos pautar para que ela funcione em pleno. 
Apenas um conselho, nem sempre fácil de seguir, sejam felizes, relacionem-se sem MAS..., sem andar para trás como estes espécimes caranguejos.
Vou procurar fazer o mesmo. ;)

Sem comentários: