16.5.13

Sinergia

(Do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho", "cooperação")
s.f. 
Acção conjunta de coisas, pessoas ou organizações, especialmente quando o efeito é superior ao que é obtido através da totalidade das acções separadas de cada uma das partes.
É definida como o efeito activo e retroactivo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

No meu percurso académico aprendi o conceito desta palavra. 
E resumindo um pouco, é quando dois ou mais elementos, que funcionam independentemente e têm a sua própria função, se interligam entre si com um objectivo comum e dão origem a um novo objecto/produto.
Sinergia é basicamente o resultado de um todo que é maior que a soma das partes.
Um bom exemplo de uma sinergia maloca são os colares-gola. Ambos existem individualmente - colares e golas, mas trabalhados em conjunto têm o propósito de serem uma peça trendy, que dá um colorido especial a peças básicas, como sweatshirts e t-shirts, revitalizam a arte manual, sobretudo o crochet e, em tempo frio, se forem feitos em lã até podem aquecer.
Pelas últimas informações proferidas pelo Instituto do Mar e da Atmosfera vamos mais precisar de uns colares-gola de lã, do que propriamente destes, feitos em fio de algodão e a pensar em tempo mais quente e soalheiro.



Eu quero e preciso de sol e calor! 
Por favor São Pedro, o teu dia está quase a chegar. Frio, chuva e até promessa de neve para os próximos dias quando falta praticamente um mês para o Verão é de mais. Como vamos para os arraiais celebrar os santos, onde te incluis, e comer a bela da sardinha numa qualquer esplanada?
Já chega!
Abre as portas ao calor. ;) 
Obrigada! Eu e muitos portugueses agradecemos do fundo do .

sweatshirt In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-05-16].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/sweatshirt

Sem comentários: