25.6.15

Gratidão

(latim gratitudo, -inis)
substantivo feminino
Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor. = RECONHECIMENTO
Qualidade do que é grato.

Há dias, em conversa trivial com uma amiga, despoletada por um texto de Patrícia Motta Veiga, publicado no site Maria Capaz, intitulado: "O CASAMENTO NÃO É PARA XONINHAS", começámos a divagar sobre sentimentos e valores, no casamento, e não só. 
Constato, há já alguns anos, que há uma certa vergonha em demonstrar sentimentos verdadeiros. Dizer que se está triste ou verdadeiramente feliz (embora seja mais fácil expressar um contentamento que o contrário). Admitir o erro, a falha. Chorar. Até nos funerais já nem se chora... As pessoas contém-se em prol do "status". Não mandam à m... nem dizem que amam frente a frente. Olhos nos olhos. Essa expressão de sentimentos bonitos, que o são efectivamente, ficam apenas para postar nas redes sociais, para todo o mundo ver e se roer de inveja (que pode não ser da boa), mas na esmagadora maioria das vezes não passa daí, do virtual.
Como diz a Patrícia no seu artigo: "o amor não resiste sem cerimónia, encanto e pequenos truques de magia. Mas isso é o que se faz ao amor, não é o amor em si mesmo. O amor também é acordar despenteado e dar um beijo antes de lavar os dentes sem achar estranho, pedirmos mimo quando estamos doentes e parecemos um cruzamento do Nel Monteiro com o Chucky – o boneco assassino. E ver um filme, beber café, discutir, chorar, perder a fé, fazer cedências, ficar doido ou doida de raiva, desiludirmo-nos, desencantarmo-nos, pedir desculpa com ou sem razão e com ou sem intenção."
Assim deve ser o amor. E devemos agradecer todos os "pequenos truques de magia que ele encerra", qualquer que seja o amor.
Devemos ser gratos, através de gestos e atitudes, pelo que somos, por tudo o que temos, por todos os que amamos e que nos amam também.

Estou grata por este meu projecto de vida paralelo, pelo amor que coloco em cada peça, pelas metas traçadas e alcançadas e por todas a amigas/clientes que conquistei. E elas também estão. Em particular a Cátia que num gesto de agradecimento às educadoras dos seus filhos vai oferecer sacos maloca, amigos do ambiente.



Sem comentários: