30.11.15

Alice

Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

O nome Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, nome originado no germânico Adelheid, composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie", "tipo", "qualidade”.
O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.
Perdeu sua popularidade por volta do século XVII, por ter sido associado a uma vida rústica, passando a ser considerado um nome antiquado. Foi reavivado no século XIX pela personagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, do romancista britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudónimo Lewis Carrol.
A obra foi publicada em 1865 e conta a história de uma menina que é transportada para um mundo lúdico e repleto de enigmas. Lewis Carrol também era matemático e as charadas presente no enredo do livro contribuíram para sua popularidade.


A Alice no País das Maravilhas, é uma das personagens que faz parte do meu imaginário infantil, por via dos desenhos animados inspirados na obra de Lewis Carrol. Alice, o Gato Que Ri, a Rainha de Copas e os seus Soldados, o Coelho Branco ou o Humpty Dumpty, fazem-me viajar uns anos e recordar as belas tardes passadas com o meu avô João. Recordar aquele tempo em que não havia relógio e em que a nossa maior preocupação era brincar. Ser criança. Ser feliz. E fui. Como fui. Mas naquele tempo não sabia... Saudades! Muitas.
Alice, foi também um nome que caiu um pouco em desuso na década de 90 e no princípio no novo século/milénio, mas agora há quem o retome, e bem. Por isso, e a pedido de uma amiga, maloquei com todo o carinho e dedicação este móbil para a porta do quarto de uma recém-nascida Alice.
A ela, aos pais e toda a família desejo uma vida próspera e feliz.


Sem comentários: