5.11.15

Planejamento

s. m.
derivação masc. sing. de planejar
(planejar + -mento)
substantivo masculino
Acto ou efeito de planejar.
Plano de trabalho pormenorizado.
Serviço de preparação do trabalho ou das tarefas.
planeamento familiar
Conjunto dos meios postos ao serviço de uma população para a informar e a ajudar na regulação dos nascimentos.
Sinónimo Geral: PLANEAMENTO

pla·ne·jar
(plano + -ejar)
verbo transitivo
Fazer um plano de. = PROJECTAR
Definir antecipadamente um conjunto de acções ou intenções. = PROGRAMAR
Ter algo como intenção. = PROJECTAR, TENCIONAR
Sinónimo Geral: PLANEAR

Aprendi este termo na década de noventa, pelas mãos dos professores de relações públicas, que se apoiavam nos manuais de comunicação estratégica e empresarial de um dos países onde disciplinas como comunicação e relações públicas são ferramentas essenciais e onde são mais estudadas e têm um maior impacto, ou, pelo menos, onde há mais obras bibliográficas onde podemos ir beber informação, o Brasil. 
Muito semelhante ao termo português Planeamento, Planejamento consegue ir um pouco mais além e significa muito mais, é essencialmente uma ferramenta estratégica que facilita de forma substancial a gestão de uma empresa, e não só.
Segundo Margarida M. Krohling Kunsch, professora titular da Universidade de São Paulo e directora (2013-2016) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), num estudo reflexivo sobre as implicações do planejamento de relações públicas - Planejamento e gestão estratégicade relações públicas nas organizações contemporâneas: "O planejamento estratégico normalmente realizado pelas organizações é, em geral, a melhor fonte e o melhor ponto de partida para um planejamento de relações públicas com vista à excelência e à eficácia da comunicação nas organizações. É exactamente por serem um instrumento que permite fazer um raio-x da real situação da organização frente ao ambiente e ao mercado competitivo, no contexto da sociedade onde está inserida, que as relações públicas são consideradas uma função relevante, que precede às demais funções administrativas."

Retomo este conceito por dois motivos: - O primeiro porque estamos a pouco menos de dois meses para iniciar um novo ano e é chegada a altura de planejar. Pensar e fazer planos de uma maneira estratégica é essencial quer no contexto profissional, quer no pessoal, porque facilita a definição de objectivos e estratégias para alcançar esses objectivos. E planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a nossa produtividade e performance, sendo que a gestão do tempo é crucial, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.
- O segundo, porque estes conceitos foram igualmente adquiridos por uma amiga/colega de curso, que em 2016 vai usar uma agenda maloca, onde vai anotar todos os pontos essenciais do seu planejamento.


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