16.3.16

Existir

(latim exsisto, -ere)
verbo intransitivo
1. Ter existência, viver, subsistir, ser.
2. Durar.
3. Estar vivo.
4. Haver.
não existir
• [Informal] Ser excepcional, geralmente por possuir qualidades consideradas invulgares (ex.: obrigado por tudo o que fizeram por mim, vocês não existem!).

"Para viajar basta existir", assim escreveu Fernando Pessoa, e é mesmo! 
Em criança "viajei" vezes sem conta até um país distante, a uma Nova Zelândia só minha, porque naquela idade ainda não sabia que era precisamente o país antípoda de Portugal. O extremo diametralmente oposto ao ponto em que nos encontramos. Aquele país a que se chega se perfurarmos o planeta em linha recta atravessando as suas várias camadas de matéria incandescente. 
Para falar a verdade apenas me lembro de dizer que queria ir, quando fosse grande, a este país. Nem sei porque viajava tanto até lá... Na altura não havia, ainda, televisão por cabo e muito menos o 24 Kitchen, e os seus fantásticos programas de culinária, nem os filmes do Senhor dos Anéis...
Hoje sei que dificilmente viajarei fisicamente por lá, principalmente pela distância que me separa desse destino, mas cada vez estou mais certa que, e como diz Pessoa: "A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos."



Fonte: "existir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/existir [consultado em 16-03-2016].

Sem comentários: