28.3.16

Margarida


Margarida tem origem no nome do latim Margarita, vindo do grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

Margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum. Também conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo e olho-de-boi.
Em inglês, o nome desta flor é "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia". Muito provavelmente uma alusão ao facto de se fechar ao entardecer e voltar a abrir ao nascer do sol. Apesar de frágil, é uma flor que se adapta a vários tipos de solo e, segundo consta, existe há mais de mil anos.
As suas pétalas são alongadas e delgadas, normalmente sobrepostas, rodeando um botão central de cor amarela ou dourada. Existe uma grande variedade destas flores, mas as mais populares são as margaridas brancas e as amarelas, com que muitos de nós brincámos na infância ao "bem-me-quer, mal-me-quer".
Para mim, esta flor revestiu-se de um significado muitíssimo especial há nove anos, aquando do nascimento da minha sobrinha, cujo a flor lhe deu o nome.
E ela é precisamente assim, bela como a flor, uma pérola, frágil mas resistente, persistente, boa amiga! Um doce de miúda com uma criatividade incrível, que hoje está de parabéns!





Sem comentários: