16.8.16

Prenda ou Presente

Os termos presente e prenda usam-se indistintamente com o significado de oferta, mas há, efectivamente, uma certa diferença entre eles. Com a palavra presente queremos dizer que a nossa oferta é símbolo da nossa presença. Por meio da oferta dizemos que estamos presentes. E a verdade é que, quando nos ausentamos, o objecto que oferecemos faz com que sejamos lembrados, faz perdurar a nossa presença junto de quem o recebeu. Presente é um substantivo formado do adjectivo presente (do latim ‘praesente-‘). Com a palavra prenda queremos dizer que entregamos à pessoa algo que faz com que ela fique de algum modo mais enriquecida, possuidora de algo com valor (não forçosamente material) e ainda que nos sentimos penhorados, que aquilo que oferecemos é uma garantia do nosso carinho, da nossa amizade, ou mesmo do nosso agradecimento, ou que é uma recompensa, um prémio. Esta palavra provém do latim ‘pignora-’ (= refém).

No outro dia li no Jornal i um texto soberbo do pediatra Mário Cordeiro sobre as diferenças entre prendas e presentes, intitulado: "Prendas, presentes e outros 'sinais exteriores de bacoquice'". Sim! porque há uma classe, dita da alta, que teima em utilizar determinadas palavras em prol de outras, só porque entendem que são "seres superiores" e estão num patamar a cima dos comuns mortais.
Entendo que estou no patamar que devo estar e por isso continuo a oferecer presentes e prendas consoante a intenção/situação. Em Agosto, tenho uma mão cheia de familiares e amigos que comeram os seus aniversários, as quais gosto de presentear com algo especial, nomeadamente, e quando é possível, com algo feito por mim, com todo o amor e dedicação, com o intuito de se lembrarem (ainda mais) de mim e da minha família, como é o caso deste xaile, oferecido a uma prima-amiga que comemorou recentemente 50 anos de vida.




À minha prima Olinda desejo que venham pelo menos mais 50 anos cheios de muitos e bons presentes.

[Modelo: Trousseau by Carol Feller | Fio: Mirasol Yarn Sulka Legato, na cor 14 Teal]

Fonte: "Prenda(s) ou presente(s)", in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa [em linha], 22-12-2006, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/prendas-ou-presentes/19238, [consultado em 16-08-2016].

1 comentário:

Beatriz disse...

Adoro <3
Obrigada!