5.9.16

Explicação

substantivo feminino
1. Exposição clara (de coisa difícil, obscura ou duvidosa); esclarecimento; interpretação.
2. Satisfação, desagravo.
3. Prelecção (feita pelo professor), sobre o texto.
4. Aula particular.

Pode não parecer, mas ainda ando por cá e devo-vos uma explicação.
As férias trazem a vontade de fazer pouco ou quase nada. É tempo (ou deve ser), de preguiça, de verdadeiro ócio, que convida à vadiagem e a estar com amigos. O pior mesmo é quando essa vontade se enraíza em nós, no período pós-férias, sem qualquer explicação e nos deixa sem acção, quase que inanimados, apenas com vontade (pouca) de fazer as obrigações mais prementes.
Destas férias surgiu a entrega de um pedido de uma amiga de longa data, cuja amizade não se explica, ela simplesmente existe. Uma amiga que procura estar perto, mesmo estando longe, em pequenos gestos: um "olá" virtual, um tomar de café num tórrido dia de Verão ou um aceno do outro lado da rua. Tantas e tantas vezes são esses pequenos gestos que alimentam as relações, e essas estão cada vez mais desligadas de esclarecimentos ou interpretações.
Sendo a minha amiga Ana professora/explicadora de profissão, estou certa que este novo ano lectivo, que está prestes a arrancar, terá um colorido muito especial, com este estojo-marioska, e a nossa amizade estará sempre presente ao olhar para a sua nova maloquice.


Fonte: "explicação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/explica%C3%A7%C3%A3o [consultado em 05-09-2016].

Sem comentários: