21.11.16

Carteira

(carta + -eira)
substantivo feminino
1. Espécie de bolsa com compartimentos para guardar cartões, dinheiro, etc.
2. Bolsa de mão, geralmente usada por senhoras para transportar documentos e pequenos objectos de uso quotidiano. = MALA
3. Pequeno caderno de apontamentos.
4. Documento com dados ou habilitações reconhecidos oficialmente (ex.: carteira de habilitação, carteira profissional).
5. Mesa destinada a escrever ou estudar (ex.: carteiras da escola).
6. Embalagem para acondicionar objectos pequenos (ex.: carteira de comprimidos, carteira de fósforos).
8. Conjunto de clientes ou contratos que um funcionário tem sob a sua responsabilidade (ex.: carteira de clientes, carteira de seguros).
9. [Economia] Conjunto dos títulos ou valores que estão na posse de um agente económico (ex.: carteira de acções; carteira de títulos).
10. Funcionária de empresa postal que distribui a correspondência pelos domicílios. (Masculino: carteiro.)
carteira de habilitação• [Brasil] Documento oficial que habilita uma pessoa para conduzir determinado tipo de veículos na via pública. (Equivalente no português de Portugal: carta de condução.)
carteira de identidade• [Brasil] Cartão que constitui um documento oficial que permite provar a identificação de um cidadão, com fotografia e um conjunto de informações consideradas essenciais e o número de identificação civil. = CÉDULA DE IDENTIDADE
carteira de motorista• [Brasil] O mesmo que carteira de habilitação.

Sou uma apaixonada por coisas e objectos do universo feminino, e desde que me dedico ao artesanato, que cada vez dou mais valor às peças que utilizamos no quotidiano feitas à mão. 
Há anos que procuro que a minha carteira seja em tecido, com vários compartimentos para os cartões, cheia de pormenores e com um toque especial e único, e por isso a minha carteira de hoje foi feita por mim, com um modelo brilhante e muito prático da talentosa e muito simpática Luísa Martins - que pelo apelido podia muito bem ser minha prima, mas não é, lol, e como ela própria se identifica é a "alter-ego da Menina Albertina, a alma da loja mais bonita num raio de 10 km!"




Fonte: "carteira", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/carteira [consultado em 21-11-2016].

Sem comentários: