14.11.16

Letícia

Significa "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".
O nome Letícia tem origem no latim Laetitia, que quer dizer “alegria, prazer, felicidade”. Por extensão, o nome tem o sentido de "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".
O nome se tornou comum na Inglaterra a partir do século II, através da variante latinizada Lecia. A forma Lettice também foi responsável pela popularização do nome no século XVIII.
É nome de uma santa de origem obscura muito venerada na Espanha, que, segundo a tradição, teve a sua imagem encontrada pelo escritor espanhol D. Hugo de Urries, em uma de suas viagens.
Uma portadora deste nome foi a mãe do imperador francês, Napoleão Bonaparte, batizada como Maria Letizia Ramolino, mais conhecida também como Letícia Bonaparte.
Letizia Ortiz Rocasolano, conhecida por Letícia de Espanha, é a rainha consorte da Espanha, casada com o rei Filipe VI.
O nome Letícia é bastante comum no Brasil, assim como as suas variantes Leticia (sem o acento agudo) ou mesmo Letizia. Letizia é a forma mais utilizada entre os falantes da língua espanhola.
As meninas registradas com este bonito nome feminino que reflete alegria, podem ser afetivamente chamadas de Leti, Lê ou Tícia.
O sentimento de alegria expresso pelo nome Letícia respeita à alegria exterior. Curiosamente, o nome masculino Gaudêncio (que significa "o que se alegra") exprime alegria interior.

A pequena Letícia é tudo isto e há-de ser muito, muito mais. 
Trouxe consigo uma alegria imensa que partilhou com toda a família e toda ela é prova da felicidade que transborda no coração dos seus pais. 
Uma miúda (muito) gira, sempre bem disposta e risonha e agora cheia de estilo, com uma saia de peitilho e uma fita a condizer:





[Modelo: Summer Into Fall by Lisa Chemery | Fio: DMC Creative World Woolly]


Fonte: Significado do Nome Letícia, in Dicionário de Nomes Próprios [em linha], https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/leticia/ [consultado em 14/11/2016]

1 comentário:

Unknown disse...

Linda, linda, linda a saia de peitilho que a minha Letícia tem a sorte de vestir, feito pelas majestosas mãos de uma tão grande criadora, do qual me orgulho de conhecer. Parabéns e obrigada pelo excelente trabalho. Adorei, adorámos!