18.1.17

Martins

Martins é um sobrenome de origem espanhola, que fora espalhado por vários países, como Portugal e Espanha, considerado como patronímico de Martim ou Martinho, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso (Guerreiro). Alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte (o deus da guerra). 
(...)
Uma das empresas mais famosas a empregar um nome derivado do mesmo, foi a montadora britânica Aston Martin, além de outras como a marca de bebidas italiana, Martini.

Este é o meu nome de família e de muitos outros portugueses espalhados pelo mundo, dado que é um nome relativamente vulgar. Seremos todos primos, ainda que com um parentesco muito afastado?! Talvez.
Nasci no seio de uma família numerosa, filha do décimo filho de uma família de catorze, humilde, honesta e trabalhadora, cujas raízes se encontram na zona centro, de onde ainda vem um pouco do meu sotaque beirão. Tenho muitos primos directos e terei muitos outros indirectos e recentemente atribui-me mais uma prima. 

No último trimestre do ano aventurei-me a frequentar uns workshops de costura criativa na Menina Albertina e numa das minha idas à "loja mais bonita num raio de 10 km" com a minha filha contei-lhe uma pequena história, disse-lhe que íamos fazer compras à loja de uma menina que tinha o mesmo apelido que nós, por isso seria nossa prima, muito, muito afastada. ;) A miúda achou graça e sempre que lhe digo que vou aprender coisas novas ela pergunta: -mamã, vais à loja da prima afastada?
Contei, em tom de brincadeira, esta pequena história à Luísa Martins e houve reciprocidade... e hoje somos primas. Amanhã não sei, mas hoje somos! 

O bom destes workshops é isto: adquirir novos conhecimentos, ou cimentar os que já temos, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades... Adoro!



[Modelo "Zipper Bag" vendido por Menina Albertina - Loja Criativa]

Fonte: Martins (sobrenome), in Wikipédia, a enciclopédia livre [em linha], https://pt.wikipedia.org/wiki/Martins_(sobrenome), [consultado em 10-01-2017]

Sem comentários: