29.6.18

Empatia

(grego empátheia, -as, paixão)
substantivo feminino
Forma de identificação intelectual ou afectiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa (ex.: a empatia entre os voluntários e a população local era evidente; assistimos à perfeita empatia entre piano e violino).

Às vezes não consigo explicar porque gosto ou não de alguém num primeiro contacto, mas mais à frente percebo o porquê. 
A forma como nos tratam diz muito, ou melhor, diz tudo! É o reflexo do seu interior projectado nas relações do quotidiano. 
Há dias li este texto da Anieli Talon, e  diz muito sobre o que é isto da empatia, porque "Gente que é do bem se sente de longe… almas bonitas criam logo empatia!"
Não basta um bonito reflexo no espelho é preciso ter por perto pessoas do bem, pessoas luz, que carregam felicidade no coração e se transborda para fora do corpo, apoiando e acariciando quem os rodeia com palavras e gestos gentis e desinteressados, que olham para o lado positivo da vida - a pesar de todas as adversidades. Como diz este texto (em português do Brasil): "A gente precisa mesmo cultivar gente que tem Verão no sorriso, tem paz no espírito e sabe como viver bem, se resolvem na vida sem passar por cima de ninguém. A gente aprende muito com elas. São sinceras, mas não são rudes, e carregam consigo uma bagagem de humildade e bondade.
Não, elas não são bobas, elas sabem como lidar com adversidades e pessoas com maldade. Elas não andam por aí enganchadas, elas sabem como se preservar." 

E isto é tão, mas tão verdade.


Fonte: "empatia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/empatia [consultado em 29-06-2018].

Sem comentários: