2.9.10

Revolução

“Naquela manhã, o país estava no Rossio. Parecia ficção científica, coisa de Deus ou do Diabo. Olhares curiosos colados àquele pequeno ecrã a preto-e-branco. A saída das notas colhia espantos em todas as bocas. Uma máquina de dar dinheiro. (…) Aquele dia, no Rossio, em que muitos garantiam estar um homem dentro da máquina.”
Ana Sofia Fonseca, Reportagem - A Revolução Multibanco
Foi precisamente há 25 anos que se assistiu a uma das maiores revoluções na área da banca e nas carteiras dos portugueses – o surgimento das caixas automáticas de multibanco. Desde então verificou-se uma diminuição acentuada do transporte de papel-moeda e a um aumento significativo de dinheiro de plástico, vulgo cartões de crédito/débito.
Ana Sofia Fonseca refere que “Através do Multibanco é possível cumprir cerca de 60 funcionalidades, desde pagamentos de impostos, aquisição de bilhetes de comboio e até participar em campanhas de solidariedade.”, mas a principal função que as caracteriza é a de serem generosas máquinas “cuspidoras” de notas, as quais podem ser transportadas neste produto maloca.

Fonte: Económico

Sem comentários: