21.10.13

Marmita

(Do francês marmite, «idem»)
s.f.
Panela;
Recipiente de lata ou de outro metal, semelhante a uma panela, com tampa, usado para transportar refeições;
Lata do rancho militar.
[Portugal, Informal] Cabeça (ex.: estes tipos não batem bem da marmita!). = TOLA
[Popular] Rameira que dá dinheiro a um rufião.
[Brasil] O ventre.
Marmita de Papin
Espécie de caldeira inventada pelo físico francês Denis Papin (1674-1714), que serve para demonstrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição = PANELA DE PRESSÃO.


Há uns anos atrás, quando comecei a trabalhar, o uso da marmita era apenas utilizado em classes profissionais muito específicas, como a classe operária, construção civil e outras semelhantes. No entanto os tempos foram mudando, muito devido à conjuntura económica, e o que era "out" passou a ser muito "in" em qualquer classe profissional. E já não se estranha ver em cima de uma secretária de um qualquer chefe de topo um saco com a marmita.
Este "movimento da marmita" tem motivado estudos sobre o assunto e a poupança que se pode ter ao nível da economia familiar. Segundo um artigo da Deco-Proteste um casal que leve diariamente comida preparada em casa para o trabalho pode poupar anualmente a partir de €4200.
Com a moda da marmita a proliferar existem também cada vez mais sacos, lancheiras, marmitas de transporte para todos os gostos e feitios. Uns modelos mais convencionais e massificados, que se encontram à venda em qualquer hipermercado, e outros mais pessoais e individualizados, como este da maloca - feito em fio de algodão, forrado em tecido impermeável, com bolso interior com mola e fecho superior.


Sem comentários: