1.9.14

Agonia

s. f. | s. f. pl.
3ª pess. sing. pres. ind. de agoniar
2ª pess. sing. imp. de agoniar
Última luta contra a morte.
Momento que antecede a morte. = ESTERTOR
[Figurado] Ânsia, aflição.
Desfecho próximo (precedido de grande perturbação).

Viana do Castelo é anualmente palco de uma das festas e romarias mais movimentadas e acarinhadas do país, a Romaria da Senhora da Agonia. Conhecida pela rainha das festas e distinguida em 2013 com a Declaração de Interesse para o Turismo. 
Todo o povo vienense tem orgulho das suas festas, principalmente "a procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se pode admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro. A festa continua...tocam as concertinas e os bombos, dançam as lavradeiras...", como se pode ler no site do município.
Ainda não tive oportunidade de assistir ao vivo a estas festas, mas todos os anos por altura das férias ouço as notícias que nos chegam de lá. Das mordomas que se orgulham em trajar e mostrar os tesouros de família. 
Por isso, não raras vezes esta festa e os seus trajes serviram de inspiração a peças maloca
É importante não deixar morrer as tradições de um povo. 
É preciso haver em cada um de nós um pouco de Viana no que toca ao orgulho de o ser. Através das minhas peças, procuro enaltecer esta secular tradição e a arte da filigrana.



1 comentário:

Manuela Pinho disse...

Lindo!