9.9.14

Selfie

(palavra inglesa)
substantivo feminino
[Informal] Fotografia que alguém tira a si mesmo, geralmente para publicação numa rede social. = AUTO-RETRATO
Plural: selfies.

A palavra é recente mas o conceito nem por isso. 
Embora vos possa parecer estranho, eu e o meu marido por volta dos anos 2003/2004 já tirava-mos auto-retratos com as velhinhas reflex 35mm. Só o visionamento não era "tão" instantâneo. Tínhamos de esperar terminar o rolo, que podia demorar meses até ser revelado, dado o preço da revelação do negativo e da impressão da própria fotografia, éramos muito mais contidos do que nos dias de hoje, e só depois via-mos como tinha ficado a selfie. Não tínhamos forma de fazer delete ou repetir o momento. Apenas se a experiência corresse mal colocar a fotografia no caixote do lixo físico.
A propósito, ainda há pouco li que um recém nascido tem muitas mais fotografias do seu primeiro dia do que muitos bisavós de 100 anos tiveram em toda a sua vida.
Devido a este tipo de auto-retrato, as selfies, tornámos-nos também muito mais narcisistas e eis que surgem nas redes sociais um número infindável de "Rainhas Más" a perguntar não ao espelho, mas para a câmara: "Espelho meu, espelho meu, haverá alguém neste mundo mais belo do que eu?"
Hoje foi a minha vez, mas com a pergunta um pouco alterada: "Espelho meu, espelho meu, haverá algum colar-gravata mais original e bonito do que o da maloca?"

1 comentário:

Manuela Pinho disse...

Adorei ler.