25.5.15

Interregno

Do latim interregnu-, «idem»
nome masculino
Período entre dois reinados, em que não há rei hereditário ou eletivo
Período em que algo deixa de estar em vigor ou um cargo deixa de ser preenchido
Interrupção temporária. = INTERLÚDIO, INTERVALO

Há alturas na vida que fazemos, de forma voluntária ou não, paragens, quer a nível profissional, quer pessoal. Escrevo isto apenas para partilhar convosco a ideia que nada nesta vida é definitivo e se num dia pensamos que jamais retomaremos algo, isso pode não acontecer.
Hoje escrevo sobre a amizade.
Decorria o ano de 1994 quando conheci uma amiga. Fomos grandes confidentes e próximas durante cerca de três anos. Com promessas de amizade para a vida, daquelas de adolescentes, comparando-se às de amor eterno. De projetos e trabalhos comuns. E de até morarmos na mesma cidade...
O curso terminou e as circunstâncias da vida, não importa aqui enumerar quais, separaram-nos. E de grandes amigas passámos a desconhecidas num ápice.
Havia telefones. Havia cartas. Os emails e telemóveis davam os primeiros passos e eram um novo mundo em potência. Mas para nós não. Foi como se aquele passado, ainda tão presente, não tivesse existido.
Durante 16 anos soube muito pouco dela e ela de mim.
Cada uma percorreu os caminhos que tinha de percorrer. Cada uma riu e chorou com quem o tinha de fazer.  
Eis que em fevereiro de 2013 recebo uma mensagem, associada a um pedido de amizade, numa das redes sociais da qual faço parte. Podia tê-la ignorado, como ela em tempos mo tinha feito. Mas não. Naquele preciso momento, e sem pensar, resolvi (re)viver esta amizade, que hoje se constrói como se não tivessem existido este interregno.
Ainda há poucos dias, em conversa, ela me disse que estou cada vez mais presente na sua vida (e ela na minha), quer por via de um contacto permanente a que as novas tecnologias nos permitem, quer por via das peças maloca que lhe tenho feito, como esta: 
 
 
Viva à amizade e às segundas oportunidades! :)

Sem comentários: