4.10.15

Dia do Animal.15


A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Hoje comemorou-se mais um dia em defesa dos animais, como forma de sensibilização das populações para o respeito e prevenção de outras espécies. Estou totalmente de acordo, mas também há que reflectir sobre a posição que cada um deve ocupar na sociedade.
A propósito, há dias li um artigo no Público, de Sofia Anjos, intitulado: "Quem não tem filhos caça com cão".
Os animais são animais. Podem ser de companhia ou não, e como diz a autora, "(...) um béu-béu não é alternativa a um gugu dadá. Ou não deve ser." Eu sempre (con)vivi com animais, sobretudo gatos e cães, e como qualquer artesã que se prese, não dispenso a minha gata Flor, mas para mim e por mais que goste deles já mais se substituirão a um pequeno ser chamado criança. Cada vez assisto mais a esta humanização... À troca (impensável) de um cão por um filho e olhem que os gastos devem ser equivalentes.
Estes que vos apresento também (me) fazem companhia e digo-vos, são simpáticos e arrancam sorrisos.







Sem comentários: